Conheça o novo logo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Com nova identidade visual, Campanha anuncia novidades de atuação junto com sua rede de ativistas

 

Nossa Campanha tem um novo logo! Reformulado, o novo logotipo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação faz parte de uma série de novidades a serem anunciadas pela entidade de forma a consolidar sua atuação de quase 22 anos de liderança na pauta do direito à educação no Brasil.

Criado pela designer Sophia Andreazza, o novo logo foi modernizado sem perder suas características históricas, que continuam fundamentais para a Campanha. Os pássaros (representando a educação como prática da liberdade), o livro aberto (apontando para a garantia universal do direito à educação e a democratização dos saberes e das ciências) e as quatro cores (azul, verde, laranja e amarelo) indicando a diversidade de identidades que compõem a organização e sua rede de ativistas.

ACESSE AS NOVAS VERSÕES DO LOGO AQUI

Os grafismos que fazem parte da nova identidade visual já podem ser vistos nos cards das redes sociais da Campanha. Eles atualizam a proposta de pluralidade da Campanha, ressaltando o aspecto “desenhado” do logo, que remonta às artes da Campanha criadas em sua história, que simbolizam o giz na lousa, como uma rede de educadoras e educadores que somos. 

As diferentes cores em formatos próprios indicam a nossa rede de ativistas, dando forma a um conhecimento que se interliga e se torna coeso, sem perder a autonomia de cada elemento.

Em breve, o site da Campanha também será atualizado com a nova identidade visual.

Fortalecimento da rede
A Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que está é estruturada em Comitês Regionais presentes em cada estado brasileiro, participa desde o ano passado de um processo de fortalecimento institucional. Formações virtuais de comunicação, articulação, advocacy, e também sobre políticas educacionais, entre outros temas, estão sendo realizadas internamente para aumentar a autonomia local de cada Comitê e criar as bases para ampliar a atuação de cada um deles dentro dos contextos regionais.

Em momento oportuno, mais novidades serão divulgadas.  

Relatório 2020
Leia abaixo a versão resumida do nosso Relatório Anual 2020, que lista as principais atividades que desenvolvemos naquele ano. No início do ano que vem, sistematizaremos as ações do Relatório Anual 2021.

  • Foram 163 atividades internacionais e nacionais, centenas de atividades regionais e locais; 9 guias Covid-19 com mais de 10 mil visualizações através do site; 63 lives nos canais da Campanha com mais de 450 mil visualizações; mobilizamos 150 mil pessoas na Semana de Ação Mundial 2020; fizemos parte de 450 matérias na imprensa, inserção mais que diária; foram mais de 5,5 milhões de impressões alcançadas nas nossas redes sociais; tivemos mais de 260 mil visitantes únicos em nosso site e produzimos mais de 100 novos textos
  • Aprovamos o novo e permanente Fundeb com todos os pontos pelos quais advogamos e aprovamos também a primeira lei de regulamentação, salvaguardando o recurso público para a educação pública. 
  • Ganhamos também a empreitada no STF contra o Escola Sem Partido. Ganhamos também no STF contra o Decreto que imprimia retrocessos na educação inclusiva.
  • Publicamos estudos, notas técnicas, posicionamentos públicos, manuais, guias, centenas de materiais para qualificar o debate educacional.
  • Atuamos pelo adiamento do Enem e para que ele fosse seguro; conseguimos que os alunos que não puderam fazer a prova tivessem nova chance.
  • Atuamos intensamente contra os cortes nas áreas sociais e para mostrar o problema das políticas de austeridade, junto com a coalizão Direitos Valem Mais.
  • Pautamos a necessidade de compromisso com a educação junto às candidaturas nas Eleições Municipais.
  • Lançamos com parceiros o Observatório da Alimentação Escolar. Trabalhamos muito para que a escola seja promotora da proteção integral da criança e do adolescente. Lutamos contra o trabalho infantil, festejamos os 30 anos do ECA, nossos guias sobre proteção na pandemia chegaram a mais de 30 mil agentes de proteção social.
  • Mobilizamos doações para os atingidos pelo apagão no Amapá e oxigênio para os hospitais de Manaus.  
  • Ampliamos nossa rede, aprofundamos e qualificamos nosso trabalho coletivo. Agora estamos em todos os estados e no DF! Iniciamos um trabalho de formação coletiva, que deve seguir forte em 2021.
  • Fomos - virtualmente - para fora do país: atuamos junto à ONU, à OEA, à Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação, à Rede Lusófona pelo Direito à Educação, à Campanha Global pela Educação, ao Consórcio Global sobre Privatização da Educação e Direitos Humanos. Atuamos com o GT 2030 e o Coletivo RPU Brasil. Participamos ativamente em mesa do C20, em reunião de especialistas com a relatoria da ONU para a educação, e construímos junto com a relatora seu documento sobre enfrentamento da Covid-19. Repudiamos globalmente as políticas de austeridade e os avanços da privatização. Colaboramos com a construção do Custo Aluno-Qualidade (CAQ) Argentino!