Guia de Grêmios (Euetu)

Projeto Euetu - Grêmios e Coletivos Estudantis

 

ACESSE A PÁGINA ESPECIAL DO PROJETO

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançou, em 2021, o Projeto Euetu - Grêmios e Coletivos Estudantis. A iniciativa busca mapear grêmios e coletivos escolares das redes municipais e estaduais de forma a conhecer sobre participação e organização de estudantes na gestão escolar para a gestão democrática e educação inclusiva. O projeto é desenvolvido em sua primeira fase com foco nos estados do Amazonas, Amapá e Maranhão e, em um segundo momento, será expandido para o restante do país.
 

 

ACESSE O CHATBOT AQUI

 

A proposta do projeto é fortalecer grupos e movimentos locais - especialmente junto às juventudes negras quilombolas, indígenas, ribeirinhas, do campo, comumente excluídas do sistema educacional - e conhecer sobre participação e organização de estudantes na gestão escolar para a gestão democrática. O Guia Grêmios e Participação Estudantil na Escola é um dos primeiros resultados deste projeto!

 

ACESSE O GUIA GRÊMIOS
ACESSE A VERSÃO ACESSÍVEL DO GUIA

Amapá, Amazonas e Maranhão são os estados escolhidos para a primeira fase de mapeamento - que em um segundo momento será expandido para o restante do país. Ainda neste ano os resultados serão divulgados.

Com metodologia própria de coleta e organização de dados, a ferramenta escolhida para o contato com as/os estudantes foi o chatbot (software de bate-papo). Chamado Euetu - que significa vento, na língua do povo Sateré-Mawé, do Amazonas, o bot funciona no WhatsApp, no celular e no desktop, interagindo com estudantes e educadoras/es das redes municipais e estaduais de pelo menos 49 cidades dos territórios escolhidos. 

Essa estratégia contempla populações que não têm acesso à banda larga e possibilita a comunicação pelo celular com baixo uso de dados de internet.

Os Comitês Regionais da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, presentes em cada um dos estados designados no projeto - assim como em todas as unidades federativas do Brasil -, contribuem para a implementação do projeto trazendo expertise na articulação das redes locais.

Um dos objetivos do projeto é qualificar dados sobre a organização dos estudantes em espaços de participação escolares, podendo assim identificar grupos estudantis e formas de atuação para a promoção da gestão escolar inclusiva e democrática.

 

ACESSE O MAPEAMENTO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS NO BRASIL


“O projeto faz parte de um programa da Campanha de fortalecimento da educação integral e da visibilização de grupos muitas vezes excluídos do sistema educacional no campo, em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, entre outras. É também parte de uma estratégia de fortalecer os movimentos locais, inclusive junto às juventudes, e ampliar o trabalho de incidência política e de fortalecimento dos espaços democráticos nos estados e, a partir deles, para a agenda nacional”, afirma Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha.

O Projeto Euetu tem como parceiros a Iniciativa Nós, apoiada pela Porticus América Latina, o Projeto SETA - Sistema de Educação Pública Antirracista no Brasil, com apoio da Fundação W. K. Kellogg, e a Ubes - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.