Candidaturas eleitas que assinaram a Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022
Mais de 500 candidatas/os de todas as regiões do país assinaram a Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022. O documento elaborado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com seu Comitê Diretivo, e a Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil (Rede Malala) propõe um pacto por uma educação pública equitativa e de qualidade nos próximos governos e legislaturas.
Das candidaturas que assinaram a Carta Compromisso, foram eleitas 318 (63%), não foram eleitas 186 (36%). Das candidaturas que assinaram a Carta Compromisso e foram eleitas, 33,6% são titulares e 66,4% são suplentes. De um total de 32 partidos, candidaturas de 26 deles assinaram a carta, em todas as regiões e de todos os espectros ideológicos (Agir, Cidadania, DC, MDB, Patriotas, PCdoB, PCO, PDT, PL, Podemos, PP, PROS, PSB, PSD, PSDB, PSOL, PSTU, PT, PTB., PV, Rede, Republicanos, Solidariedade, União Brasil, e UP).
Lançada em junho deste ano, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a Carta reúne 40 pontos com ações para garantir financiamento adequado à educação e combate às desigualdades.
Todas as candidaturas presidenciais foram convidadas a assinar. As centenas de candidaturas são de todo o espectro político, de todos os estados e o DF, compreendendo candidaturas coletivas, negras, quilombolas, indígenas e feministas.
LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA
OUÇA A CARTA COMPROMISSO
LEIA A CARTA COMPROMISSO COM A DESCRIÇÃO DE IMAGENS
Abaixo, veja as candidaturas que firmaram o compromisso e foram eleitas.