Cada Criança

Cada Criança | 100 Milhões

 

Em 2017, no Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, 12/06, foi lançada, no Museu Nacional em Brasília, a plataforma 100 Milhões por 100 Milhões no Brasil.

 


Lançamento nacional (2017)

 

O objetivo global da 100 Milhões é mobilizar 100 milhões de pessoas, para lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação e alimentação, em situação de trabalho infantil e completa insegurança. Ela se constitui em um grande chamamento intersetorial, com participação da juventude, envolvendo representantes de diferentes setores, unidos para combater todas essas formas de exploração. A vinda do Nobel ao Brasil para o lançamento foi um marco global e representou apenas o começo de uma mobilização muito grande nacional. Hoje, conta com a participação de 23 entidades no Brasil, das áreas de educação, assistência social, saúde, direitos humanos, trabalho decente, direitos da criança e do adolescente, pesquisa e do campo.

A plataforma é uma iniciativa global do Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria temática do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) para essa primeira fase do projeto, dedicada à erradicação e prevenção do trabalho infantil. Foi lançada globalmente no “Laureates and Leaders for Children Summit 2016”, em Nova Delhi, na Índia, em dezembro de 2016, com a presença de líderes de todo mundo.

 


Lançamento global (Índia, 2016)

 

Em 2019, desenhamos um novo nome para nosso capítulo Brasil da 100 Milhões, que comunica melhor nosso propósito, além de dimensionar para o nível nacional a necessidade de pensarmos em cada uma das 2,7 milhões de crianças que estão em situação de trabalho infantil: somos a plataforma Cada Criança.

Nas páginas ao lado, é possível se informar sobre a situação do trabalho infantil e de vulnerabilidade das crianças e adolescentes no país, assim como conhecer formas de se engajar e também um pouco mais sobre nossas ações e parceiros.

Vem conosco, ser 1 das 100 milhões de pessoas que lutam por Cada Criança, para que seja livre, segura e com direito à educação.

Um abraço,

Comitê Gestor da Plataforma Cada Criança, o capítulo brasileiro da 100 Milhões por 100 Milhões

Daniel Cara, Coordenador da Cada Criança no Brasil, membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Andressa Pellanda, Coordenadora Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Marcele Frossard, Consultora da Plataforma Cada Criança

Isa Oliveira, Secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
Tânia Dornellas, Assessora da Secretaria Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Allana Mangueira, Estudante de Comunicação, Ativista Social dos direitos da criança e do adolescente e integrante do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
Ana Júlia Ribeiro, Estudante de Direito e Filosofia, e Ativista do direito à educação
Edgleison Rodrigues, Articulador de Juventudes na ONG Visão Mundial e no movimento MJPOP ( Monitoramento Jovem de Políticas Públicas)
Myllena Maria, Integrante da rede de meninas da Plan Brasil