O Que Fazemos

Estratégias de Atuação

Em sua atuação pela efetivação do direito à educação no Brasil, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação desenvolve as seguintes estratégias:

Articulação institucional

Articulação institucional

Costura contínua de parcerias e alianças com diversas organizações e movimentos locais, nacionais e internacionais para alcançar objetivos comuns.

Ação política junto às autoridades (advocacy)

Ação política junto às autoridades (advocacy)

Ação política (reuniões, audiências, atos e posicionamentos públicos, pressão virtual) junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para elaborar, alterar e qualificar legislação e políticas públicas.

Mobilização popular

Mobilização popular

Participação de estudantes, educadores, ativistas e demais cidadãos nas ações da Campanha em todo o Brasil, com uma base social de sujeitos políticos atuantes.

Produção de conhecimento

Produção de conhecimento

Produção de subsídio técnico e político às ações por meio da realização de pesquisas de opinião; produção e sistematização de informações, análises e notas técnicas; produção e edição de cadernos e livros, bem como outros materiais.

Comunicação

Comunicação

Uso de ferramentas diversas para promoção de conexão e troca entre os integrantes da Campanha, com disseminação de informações estratégicas e divulgação de posicionamentos políticos para a sociedade.

Formação de atores sociais

Formação de atores sociais

Realização de encontros, seminários, oficinas, assembleias e diálogos presenciais e à distância, além da participação em ações públicas e discussões, tanto locais quanto nacionais.