Campanha e Comitê Maranhão da entidade marcam presença em Simpósio sobre os Planos Decenais de Educação do Estado

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou, nesta terça (16/12), do Simpósio “Planos Decenais de Educação: Quanto custa o financiamento de qualidade”, realizado em São Luís (MA). O encontro reuniu profissionais da educação, pesquisadoras/es, gestoras e gestores públicos, conselheiras/os, estudantes e demais interessadas/os no debate sobre os desafios do financiamento da educação pública no Brasil.
Realizado no Auditório da CDL, no Centro Histórico da capital maranhense, o simpósio teve como objetivo aprofundar a análise sobre a execução dos planos decenais de educação e discutir os custos reais necessários para assegurar uma educação pública de qualidade, a partir de parâmetros como o Custo-Aluno Qualidade (CAQ).
Representando a Campanha, participaram Andressa Pellanda, coordenadora geral da entidade, Soraia Raquel, coordenadora do Comitê Maranhão da Campanha e Avanildo Duque, coordenador de articulação e sustentabilidade da rede.
“O comitê Maranhão da Campanha teve capacidade de articulação importante reunindo diversos atores locais importantíssimos para a tomada de decisão na educação e para a pactuação ao redor de um projeto de educação como direito. Foi um momento essencial para dialogarmos sobre os processos de construção de planos ousados e viáveis para a nossa educação no estado e no país”, afirmou Pellanda.
“Momento muito importante de discussão sobre o financiamento educacional, do fortalecimento do diálogo entre poder público e sociedade civil, e da luta pela oferta de uma educação pública de qualidade para todas as pessoas”, destacou Soraia Raquel.
O debate contou ainda com a participação de Adriana Dragone Silveira, integrante da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e coordenadora do Laboratório de Dados Educacionais responsável pelo Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ).
O evento foi organizado pela Campanha, em parceria com o Comitê Maranhão, a FAPEMA, o Fórum Estadual de Educação do Maranhão (FEE), a UNCME-MA, o SINPROESEMMA e outras entidades do campo educacional.
A atividade reforçou a necessidade de fortalecer o debate público sobre políticas educacionais e de construir estratégias que garantam financiamento suficiente, equitativo e sustentável para os sistemas de ensino, especialmente no contexto da implementação dos planos decenais de educação.
(Foto: Comitê MA da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)