Comitê Mato Grosso do Sul da Campanha participa de audiência pública de avaliação do Plano Estadual de Educação

O professor Claudomiro Almeida Santos, integrante do Comitê MS da Campanha e membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais em Mato Grosso do Sul (ABECS-MS), representou o comitê no evento

 

O Comitê Mato Grosso do Sul da Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou, no dia 12 de dezembro, da Audiência Pública de apresentação e apreciação do relatório de avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE/MS), referente ao biênio 2023–2024. O encontro foi realizado no Auditório do Centro de Formação e Pesquisa Professora Mariluce Bittar, em Campo Grande.

O professor Claudomiro Almeida Santos, integrante do Comitê MS da Campanha e membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais em Mato Grosso do Sul (ABECS-MS), representou o comitê no evento.

Em sua fala, durante a audiência pública, enfatizou que “É necessário um olhar atencioso e criterioso dos dados, para que o relatório apresente uma maior proximidade com o que ocorre no chão da escola. A exemplo da Meta 17, sobre a valorização dos professores, os indicadores mostram uma renda superior a outras profissões de mesma escolaridade com um percentual de 114% - o que é incorreto quando se compara a renda dos professores temporários [convocados]”, afirmou Almeida.

“A audiência pública é um momento de transparência, de análise dos dados, de firmar um compromisso com a educação ao acompanhar de perto a consolidação (ou não) das metas previstas para a educação do estado de Mato Grosso do Sul”, acrescentou Claudomiro.

A audiência pública teve como objetivo apresentar e debater o monitoramento das 20 metas previstas no PEE/MS, cuja vigência compreende o período de 2014 a 2025. Conforme estabelecido no próprio Plano, o processo de monitoramento foi conduzido por uma comissão composta por representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED), do Conselho Estadual de Educação (CEE-MS), do Fórum Estadual de Educação de MS (FEEMS), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Assembleia Legislativa de MS (ALEMS), da UNCME, da Undime, da UEMS e da FETEMS.

(Foto: Comitê MS da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)