Comitê SP da Campanha realiza seminário sobre justiça climática na educação e desafios para o novo Plano Nacional de Educação

Evento "A hora e a vez da justiça climática no PNE”, realizado na Alesp, destacou a urgência de integrar sustentabilidade e educação

 

O Comitê São Paulo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação realizou, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na quarta (25/06), o seminário “A hora e a vez da justiça climática no PNE”, que fez parte da Semana de Ação Mundial 2025. O debate destacou a urgência de integrar a justiça climática na educação, enfatizando a necessidade de inclusão e fortalecimento desse tema no novo Plano Nacional de Educação (PNE).

A ação contou com apoio do Deputado Estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP), que mediou a discussão.

O evento contou com as presenças de Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP e coordenador honorário da Campanha; Mariana Tambellini, professora visitante de Ensino de Biologia na Universidade Federal do ABC (UFABC) e especialista em educação ambiental; e Luana Pommé, pesquisadora da área de Educação e Movimentos Sociais e integrante do Coletivo Nacional de Educação do MST.

Os participantes ressaltaram a importância de uma educação climática abrangente, que permita aos estudantes compreenderem o mundo onde vivem e que herdarão, e agirem por transformações. Foi feito um apelo para que o tema seja abordado transversalmente em todo o currículo escolar, indo além de ações individuais para tratar de questões sistêmicas.

Entre as soluções apresentadas, os especialistas defenderam uma educação ambiental crítica e emancipatória, capaz de desafiar estruturas de poder e promover a ação coletiva. Houve um forte apelo pela inclusão do Objetivo 19 no PNE, focado na promoção da biodiversidade, desenvolvimento socioambiental e combate ao racismo ambiental.

O Objetivo 19 (educação ambiental e qualidade de vida) foi proposto pela Campanha e 17 entidades parceiras no Caderno de Emendas para o novo PNE e entregue ao Congresso Nacional.

Esse objetivo prevê ampliar a oferta de Educação Ambiental em todas as redes de ensino, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação.

(Foto: Comitê SP da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)