Integrante do Comitê ES lança livro sobre inclusão e é homenageado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Douglas Christian Ferrari de Melo, educador integrante do Comitê ES da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, recebeu voto de congratulação concedido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
O pesquisador e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) recebeu a homenagem por meio da Deputada Camila Valadão (PSOL/ES) nesta terça (22/04), na Ales.
O motivo do reconhecimento é o lançamento físico do livro “História da educação especial das pessoas com deficiência visual no estado do Espírito Santo: o que as professoras têm a dizer?”, organizado por Ferrari, que é doutor em Educação (UFES) e professor adjunto do PPGMPE/UFES e do PPGE/UFES.
"Com onze capítulos distribuídos em 172 páginas, o livro reúne pesquisas, diálogos de fontes, análise e escrita desenvolvidos por mulheres professoras que mostram como a inclusão para alunos cegos já acontecia no Espírito Santo desde do final da década de 1960. A publicação é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores e a quem se interessa pelas questões relacionadas à educação especial das pessoas com deficiência. O livro, por meio de sua pesquisa rica e de seu olhar atento sobre a realidade da educação especial no Estado, cumpre um papel importante ao valorizar a trajetória de ensino inclusivo e ao ampliar o entendimento sobre a contribuição das mulheres nesse processo. Este feito merece o reconhecimento desta Casa e a gratidão de todos os que se dedicam ao desenvolvimento da educação inclusiva em nosso Estado", diz o texto do voto de congratulação, assinado por Valadão.
O material apresenta, também, diálogos com fontes e pesquisas realizadas por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-Guia, coordenado por Ferrari.
"O livro é para entender a história, e entender a história é trazer a educação. Fazer memória e trajetória. Memória das pessoas, principalmente professoras, mas também as trajetórias delas. É uma grande homenagem às trajetórias”, afirmou Ferrari ao site ES360.
ACESSE O LIVRO AQUI
(Foto: Divulgação/Acervo pessoal/Douglas Ferrari)