Integrante do Comitê ES lança livro sobre inclusão e é homenageado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Douglas Christian Ferrari de Melo recebeu voto de congratulação pela organização do livro “História da educação especial das pessoas com deficiência visual no estado do Espírito Santo: o que as professoras têm a dizer?”

 

Douglas Christian Ferrari de Melo, educador integrante do Comitê ES da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, recebeu voto de congratulação concedido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

O pesquisador e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) recebeu a homenagem por meio da Deputada Camila Valadão (PSOL/ES) nesta terça (22/04), na Ales.

O motivo do reconhecimento é o lançamento físico do livro “História da educação especial das pessoas com deficiência visual no estado do Espírito Santo: o que as professoras têm a dizer?”, organizado por Ferrari, que é doutor em Educação (UFES) e professor adjunto do PPGMPE/UFES e do PPGE/UFES.

"Com onze capítulos distribuídos em 172 páginas, o livro reúne pesquisas, diálogos de fontes, análise e escrita desenvolvidos por mulheres professoras que mostram como a inclusão para alunos cegos já acontecia no Espírito Santo desde do final da década de 1960. A publicação é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores e a quem se interessa pelas questões relacionadas à educação especial das pessoas com deficiência. O livro, por meio de sua pesquisa rica e de seu olhar atento sobre a realidade da educação especial no Estado, cumpre um papel importante ao valorizar a trajetória de ensino inclusivo e ao ampliar o entendimento sobre a contribuição das mulheres nesse processo. Este feito merece o reconhecimento desta Casa e a gratidão de todos os que se dedicam ao desenvolvimento da educação inclusiva em nosso Estado", diz o texto do voto de congratulação, assinado por Valadão.

O material apresenta, também, diálogos com fontes e pesquisas realizadas por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-Guia, coordenado por Ferrari. 

"O livro é para entender a história, e entender a história é trazer a educação. Fazer memória e trajetória. Memória das pessoas, principalmente professoras, mas também as trajetórias delas. É uma grande homenagem às trajetórias”, afirmou Ferrari ao site ES360.

ACESSE O LIVRO AQUI

(Foto: Divulgação/Acervo pessoal/Douglas Ferrari)