Comitê MA da Campanha participa de reunião com Secretaria de Estado da Educação sobre projeto de grêmios

Soraia Raquel, coordenadora do Comitê Maranhão da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, participou de reunião nesta terça (15/04) com a Secretaria de Estado da Educação para tratar do Projeto Euetu - Grêmios e Coletivos Estudantis, desenvolvido pela Campanha.
Raquel, que é doutoranda em educação e integrante do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, dialogou com a Secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, sobre o processo de formação com gestoras/es. A proposta foi bem aceita pela secretaria.
A Campanha lançou, em 2021, o Projeto Euetu - Grêmios e Coletivos Estudantis para mapear grêmios e coletivos escolares das redes municipais e estaduais, de forma a conhecer sobre participação e organização de estudantes na gestão escolar para a gestão democrática e educação inclusiva e realizar formações sobre direito à educação, antirracismo e ODS.
O projeto é desenvolvido em sua primeira fase com foco nos estados do Amazonas, Amapá e Maranhão - na Amazônia Legal - e, em um segundo momento, será expandido para o restante do país - na segunda fase estaremos no Rio de Janeiro e em São Paulo, maiores centros urbanos do país.
Os grêmios representam os interesses dos alunos na escola. Levam as demandas estudantis para professores, coordenação e direção, e participam de reuniões de representantes de classe e de conselho escolar, sendo parte do processo de decisão. Eles são previstos por Lei desde 1985, mas existem apenas em 14% das escolas públicas do país, de acordo com mapeamento da Campanha.
Saiba mais no site do Projeto Euetu.
(Foto: Acervo/Comitê MA da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)