Auditório de escola de Belo Horizonte recebe nome de defensor do direito à educação

O auditório da Escola Municipal Herbert José de Souza, localizada no bairro Novo Aarão Reis, em Belo Horizonte (MG), foi homenageado com o nome do professor Luiz Olavo Fonseca Ferreira, defensor do direito à educação falecido em outubro de 2022.
Olavo fez parte da equipe de professores da Rede Municipal de BH e trabalhou em diversos setores da rede: foi professor, coordenador pedagógico, diretor, gestor da Secretaria Municipal de Educação e figura importante na promoção da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Luiz Olavo integrou o Comitê Mineiro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
“Eu conheci o Luiz Olavo quando éramos docentes na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Nós militamos juntos durante muito tempo, no Fórum Mineiro de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, na Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no Comitê de Minas Gerais [da Campanha], no Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte e no FEPEMG. Olavo era defensor da educação com qualidade social, ou seja, não a que temos, mas a que queremos e temos direito. Merecidíssima a homenagem”, destacou Analise da Silva, professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante do Comitê Minas Gerais da Campanha e coordenadora geral do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG).
O diretor da escola, Saint Clair Marques da Silva, informou que o ato foi decidido em conjunto com todos os professores da rede.
“Sua grande atuação foi à frente da coordenação e docência da Educação de Jovens e Adultos, que sempre foi sua paixão. Ele dedicou boa parte da sua vida a esse segmento na nossa cidade e na nossa escola”, afirmou o diretor.
(Foto: Divulgação/Comitê MG)