Educadores do Comitê RJ da Campanha recebem homenagens da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

João Paulo Cabrera e Thiago Esteves, professores integrantes da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, obtiveram títulos de Cidadão Benemérito e Cidadão Honorário, respectivamente

 

João Paulo Cabrera e Thiago Esteves, educadores que integram o Comitê RJ da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, receberam nesta quinta (28/11) homenagens da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A sessão solene, requerida pelo vereador Paulo Pinheiro (PSOL), conferiu o título de Cidadão Benemérito ao professor Cabrera e o título de Cidadão Honorário ao professor Esteves.  

Trata-se de um reconhecimento pelas atuações de ambos à defesa da Sociologia e da educação em diferentes instâncias das políticas educacionais brasileiras. 

“Thiago e eu, juntos, temos defendido incansavelmente a criticidade e a ética como base para uma política e uma cidade mais justas. Acreditamos que o ensino de Sociologia e da Filosofia nos ensinos fundamental e médio são pilares para formar cidadãos conscientes e preparados para questionar, refletir e transformar a realidade ao seu redor. Essa é uma luta que vai além das salas de aula e se reflete no cotidiano de todos nós que acreditamos em uma sociedade mais equitativa”, disse Cabrera.

Thiago Esteves é professor efetivo de Sociologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), campus de Nova Iguaçu. É vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), entidade que integra a rede da Campanha.

João Paulo Cabrera é representante da Abecs no Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (FEE-RJ) e integrante do coletivo Educartum e do conselho consultivo do Observatório Nacional da Violência contra Educadores, da Universidade Federal Fluminense (ONVE-UFF).

Além de um momento para concessão dos títulos, a cerimônia foi um grande ato de resistência diante de perseguições políticas que João Paulo Cabrera e outros educadores vêm enfrentando.

“Longe de ser uma luta individual, [o momento] simboliza para mim a força de uma luta coletiva que não se cala diante das tentativas de fragilizar a educação pública, desabilitar os espaços de debate, silenciar educadores e impor uma agenda de desumaniza os serviços públicos essenciais para a população, como a educação e a saúde”, ressaltou Cabrera.

"É uma honra poder aprender e contar com João Paulo e Thiago nas lutas no Rio de Janeiro e pelo país", afirma Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. "Que possam sempre ser fortalecidos em suas trajetórias e que estas sempre estejam coletivas com as nossas."

Listadas na ordem das falas, participaram da cerimônia:

- Marta Morais, diretora do  Sindicato dos Profissionais da. Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE-RJ)

- Andrea Cassa, educadora e ativista do direito à educação, apresenta o podcast PodCassa. Foi candidata a deputada federal pelo PSOL-RJ nas Eleições 2022

- Daniel Trajano, representante do Fórum dos Grêmios Estudantis do Estado do Rio de Janeiro

- Gabriel Puga, representante da Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro

- Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e coordenador honorário da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

- Ítalo Pires Aguiar, advogado do SEPE-RJ e ativista dos direitos humanos

- Pablo Bielschowsky, professor e representante da Regional Rio de Janeiro do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN)

- Tarcísio Motta, deputado federal pelo PSOL-RJ


(Foto: Flávio Marroso / CMRJ)