Comitê MA da Campanha participa da Primeira Escuta sobre Educação Escolar Indígena e Educação Ambiental do estado

Com entidades da sociedade civil e do poder público, evento ouviu as demandas educacionais de mais de 100 lideranças indígenas do estado

 

Mais de 100 lideranças indígenas do Maranhão participaram da Primeira Escuta sobre Educação Escolar Indígena e Educação Ambiental, realizada de forma virtual no fim de outubro pelo Pacto em Defesa do Monitoramento e Cumprimento do Terceiro Plano Decenal de Educação do Maranhão. 

O evento foi organizado pelo Pacto, movimento que envolve mais de 200 entidades da sociedade civil e do poder público.

O Comitê MA da Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou das discussões, reforçando o compromisso com a educação escolar indígena, que deve ser garantida a todos os povos indígenas conforme suas especificidades e com financiamento adequado para a implementação das respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Os representantes do Comitê MA da Campanha foram Soraia Raquel, doutoranda em Educação e coordenadora do Comitê; Emerson Silva, coordenador seccional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão (UNCME-MA), e Régina Galeno, professora e especialista em Educação.

O encontro reuniu autoridades e representantes do poder público como Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Procuradoria-Geral da República (PGR) e Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA), além de conselheiras/os municipais de educação. 

As/os representantes trouxeram contribuições que fortalecem o diálogo com os povos indígenas e abrem espaço para uma atuação conjunta na implementação de políticas educacionais no estado.

Além da escuta voltada aos povos indígenas, o Pacto organiza uma segunda rodada de diálogos, prevista para novembro, com foco na Educação Escolar Quilombola, reforçando a agenda para construção de um Plano Decenal de Educação no Maranhão que contemple as especificidades e necessidades de todos os grupos sociais – conforme deve ser previsto, primeiramente, no novo Plano Nacional de Educação (PNE).

A coordenação do Pacto em Defesa do Monitoramento e Cumprimento do Terceiro Plano Decenal de Educação do Maranhão publicará uma série de documentos que vão servir de base para o monitoramento de metas e estratégias previstas no PNE, em prol de uma educação social efetiva para todas as comunidades do Maranhão.

A coordenação do Pacto é composta pelo Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público estadual (CAO - Educação/MP-MA), Escola de Formação de Governantes (EFG), Movimento Leste Maranhense-Cerrado e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão (UNCME-MA).

Com informações do Blog do Pacto em Defesa do Monitoramento e Cumprimento do Terceiro Plano Decenal de Educação do Maranhão.

(Foto: Reprodução/Pacto)