Campanha celebra 25 anos em Olinda e Recife com homenagens, atividades formativas e show de Lia de Itamaracá

Jubileu do movimento social receberá ativistas e representações políticas nacionais e locais de 17 a 21 de outubro em Pernambuco

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação realiza entre os dias 17 e 21 de outubro a celebração de seu jubileu, os 25 anos de sua existência. Uma série de homenagens, encontros e atividades formativas estão previstas para acontecer no Recife e em Olinda, em Pernambuco, conforme indicação do Encontro Nacional da Campanha de 2023. 

A comemoração vai destacar a trajetória de luta da Campanha e as conquistas do movimento ao longo desses anos, que contribuem para a garantia plena do direito à educação a todas as pessoas residentes em solo brasileiro. 

“Temos convicção de que a presença da Rede da Campanha e de representações políticas nacionais e locais no evento vai ajudar a consolidar e fortalecer a nossa luta por uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade no Brasil. Juntas/os, vamos tornar o jubileu um momento memorável na história da Campanha”, afirma Andressa Pellanda, coordenadora geral da entidade.   

Na quinta (17/10), acontece das 14h às 17h30 uma cerimônia de voto de aplauso e o “Seminário de conjuntura sobre direito à educação em Pernambuco, no Brasil e no mundo nos últimos 25 anos", do Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras de Pernambuco (do Comitê PE da Campanha), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O evento conta com a participação de parlamentares que atuam no Congresso Nacional, caso da Senadora Teresa Leitão (PT-PE), e na Comissão de Educação da Alepe, como a Deputada Estadual Dani Portela (PSOL-PE). Estarão presentes também representantes do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco e de entidades que são parceiras históricas da Campanha e/ou compõem o Comitê Diretivo da entidade. Haverá transmissão no canal de YouTube da Campanha.

Na sexta (18/10), haverá a partir das 9h a aula pública-espetáculo “Um quarto de século de Campanha: o direito à educação enquanto luta, formação política e pilar da democracia e da justiça social”, no Museu Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Em seguida, a Campanha inaugura a exposição sobre os seus 25 anos no Casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães, ambos no campus Casa Forte, em Recife.

Às 16h, em Olinda, acontece o encontro formativo e celebrativo da Rede “Jubileu da Campanha Nacional pelo Direito à Educação: história de Ação em Rede para contar e celebrar”, que inclui a entrega de placa comemorativa em homenagem à Campanha, no Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF). A iniciativa é da vereadora Elaine Cristina (PSOL-PE) da Câmara Municipal do Recife. Logo após, representações do Comitê Diretivo dialogam com entidades ligadas à Campanha e com o Comitê PE. Lideranças do Comitê PE vão expor um panorama da política educacional local. Depois de uma ceia, uma orquestra de frevo completará a noite de festa em cortejo pela Olinda Antiga.

No sábado (19/10), Lia de Itamaracá, cirandeira patrimônio vivo imaterial de Pernambuco, fará show às 19h em homenagem aos 25 anos da Campanha e aos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Armazém do Campo do MST, no bairro de Santo Antônio. O evento começa antes, às 15h, com o Samba dos/as Trabalhadores/as e a Festa da Educação. 

Veja a programação completa abaixo.

 

AGENDA 

Jubileu (25 anos) da Campanha Nacional pelo Direito à Educação 


Dia 17/10 - quinta-feira
Tarde - entre 14h e 17h30
Local: Auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco
Endereço: Rua da União, 439 - Boa Vista, Recife (PE)

Voto de Aplauso e Seminário “Conjuntura sobre o Direito à Educação em Pernambuco, no Brasil e no mundo: balanço dos últimos 25 anos e perspectivas futuras" 

Este evento será realizado em parceria com o Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras, realizado conjuntamente com o Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Centro de Cultura Luiz Freire, Centro das Mulheres do Cabo e Caatinga.

Dia 18/10 - sexta-feira
Manhã: das 9h às 12h
Local: Museu do Homem do Nordeste, Fundação Joaquim Nabuco, Campus Gilberto Freyre. Av. Dezessete de agosto, 2187 - Casa Forte, Recife (PE)

Aula Pública Espetáculo “Um quarto de século de Campanha: o direito à educação enquanto luta, formação política e pilar da democracia e da justiça social”

Em seguida será a abertura da Exposição dos 25 anos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação neste mesmo museu.

Tarde e noite: das 16h às 21h
Local: Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), rua 27 de Janeiro, 181 - Carmo, Olinda (PE)

Encontro formativo e celebrativo da Rede “Jubileu da Campanha Nacional pelo Direito à Educação: história de Ação em Rede para contar e celebrar”

Incluindo homenagem da Câmara Municipal do Recife aos 25 anos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; e encerramento com cortejo de Orquestra de Frevo nas ruas de Olinda Antiga.

Dia 19/10 - sábado
Tarde/Noite: das 15h às 21h

Samba dos/as Trabalhadores/as, Festa da Educação e Ciranda de Lia - Festa de Celebração dos 25 anos da Campanha e dos 40 anos do MST

Local: Armazém do Campo, do MST
Endereço: Av. Martins de Barros, 387 - Santo Antônio, Recife (PE)

Com a participação de Lia de Itamaracá, cirandeira patrimônio vivo imaterial de Pernambuco. 

Dia 20/10 - domingo
Tarde: a partir das 14h

Passeio Cultural “Recife (In) Visível: territórios de luta por direitos”

A ser realizado no bairro do Recife Antigo, guiado pelo Comitê PE da Campanha, com visita à Comunidade do Pilar, Museus, Centro e Feira de Artesanato e Parque de Esculturas de Ricardo Brennand.

Dia 21/10 - segunda-feira 
Manhã/Tarde

Dia livre e de retorno, com possibilidades de outros passeios turísticos, a partir da indicação do Comitê Pernambuco.
 

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO
A Campanha é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação no Brasil, constituindo-se como uma rede que articula centenas de grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo comunidades escolares; movimentos sociais; sindicatos; organizações não-governamentais nacionais e internacionais; grupos universitários, estudantis, juvenis e comunitários; além de milhares de cidadãos.

A Campanha atua há 25 anos pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil. Saiba mais.

(Foto: Divulgação/Ytallo Barreto)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Renan Simão - coord. de comunicação da Campanha
comunicacao@campanhaeducacao.org.br
(11) 95857-0824