Trajetória de Keila Leite Chaves, do Comitê CE da Campanha, é contada por site dedicado à inclusão

Educadora relata luta para garantir o direito à educação a pessoas com deficiência, liderando grupo de mães parceiro do Cedeca-CE e da Campanha

 

A educadora Keila Leite Chaves relata no site Diversa a trajetória de luta pelo direito à educação a pessoas com deficiência. Liderando um grupo de mães, a ativista cearense – integrante do Comitê CE da Campanha Nacional pelo Direito à Educação – conta sua jornada em defesa da educação inclusiva, que resultou na fundação do Centro de Apoio a Mães e Pais de Portadores de Eficiência (Campe), que tem parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE).

“A inclusão exige parceria. A escola precisa propor atividades em dupla ou em equipe, com um auxiliando o outro para fortalecer o companheirismo e a cooperação. Incluir exige sair da lógica da competitividade, na qual o que sabe mais passa de ano e o que sabe menos é reprovado. Todos nós temos habilidades e dificuldades, somos bons em algumas coisas e, em outras, não. O outro me completa. Isso é Paulo Freire, que nos ensina o poder da troca de saberes para a construção do conhecimento e a transformação da realidade”, afirma Chaves na reportagem.

Em junho deste ano, a Câmara Municipal de Fortaleza entregou a medalha Boticário Ferreira à Keila Leite Chaves por sua atuação em defesa do direito à educação.

Leia aqui a reportagem do site Diversa.

(Foto: Campanha Nacional pelo Direito à Educação)