Campanha promove Carta Compromisso pelo Direito à Educação no Maranhão

Articulação do Comitê MA da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação busca mobilizar candidaturas locais a assinarem pacto por direitos educacionais

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, representada pelo Comitê Maranhão da Rede da Campanha, e por Juliana Meato, consultora de projetos do Projeto Eleições da Campanha, realiza nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27) em São Luís (MA) o lançamento local da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições de 2022.

O Comitê Maranhão articula uma série de atividades para promover o pacto pelo direito à educação entre as candidaturas do estado. Haverá visitas e reuniões com diretórios de partidos e comitês de campanha.

O lançamento acontece na terça (27/09), das 16h às 19h, no auditório Sérgio Ferretti (prédio do CEB Velho) da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), na Cidade Universitária Dom Delgado, no Bacanga.

Para a ocasião, a mesa redonda “Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022 no Maranhão” reúne: Fabiana Canavieira, doutora em educação, professora do curso de Pedagogia da UFMA; Jhonatan Almada, diretor de ensino e graduação da UFMA, ex-reitor do IEMA, foi Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2017); Paula Coutinho, vice-presidente estadual da UNE, estudante e coordenadora do Centro Acadêmico do curso de comunicação da UFMA; e Bia Diniz, estudante do IEMA, líder estudantil, ativista integrante do Comitê das Meninas da Rede Malala, cantora e compositora.

Juliana Meato fará a apresentação da carta. Ao final, candidatas/os poderão firmar os seus compromissos.

A Carta Compromisso contém 40 compromissos para garantir um financiamento adequado à educação nos próximos governos e legislaturas, além da construção de sistemas de educação pública fortes e a superação das profundas desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais que afetam o acesso e a permanência de estudantes na escola – sobretudo as meninas. O documento está sendo assinado pelas/os candidatas/os que se comprometem a assumir um compromisso público por uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva, equitativa e de qualidade.

O objetivo da articulação da Campanha nesse momento de incidência política é mobilizar as/os candidatas/os locais em todas as unidades da federação a promoverem pautas educacionais e se comprometerem com o direito à educação durante os seus mandatos.

(Foto: Divulgação/UFMA)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Renan Simão |11 95857-0824
comunicacao@campanhaeducacao.org.br