Em Vitória (ES), Campanha faz lançamento local da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022

Atuação do Comitê Capixaba mobiliza candidaturas do estado a firmarem pacto por direitos educacionais

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, representada pela coordenadora do Comitê Capixaba da Rede da Campanha, Márcia Saraiva Prudencio, realiza lançamento local da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições de 2022 nesta quinta (22), às 9h, na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), em Vitória (ES).

O Comitê Capixaba articula atividades para promover o pacto pelo direito à educação entre as candidaturas do estado. 

Na quinta, o lançamento da Carta Compromisso acontece no Auditório Ieda Aboumrad (IC-IV) do Centro de Educação da UFES. Haverá transmissão do evento no canal do YouTube da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Durante toda a semana, o Comitê Capixaba vai intensificar a coleta de assinaturas junto a diversas candidaturas do Estado. Haverá visita a comitês de Campanha e a sedes de partido.

“Esperamos com esta ação mobilizar o máximo possível de candidatas/os, no sentido de se comprometerem com uma educação pública, gratuita, de gestão pública e democrática, atuando em favor da aplicação dos recursos públicos exclusivamente na educação pública, com um posicionamento firme contra os diferentes mecanismos de privatização e mercantilização da educação”, afirma Márcia Saraiva Prudencio.

“A Campanha coloca essa agenda como prioritária na atuação de 2022, de forma a concentrarmos esforços, em todas as regiões do país, para influenciar um processo eleitoral com debates e compromissos baseados em direitos", diz Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

A Carta Compromisso contém 40 compromissos para garantir um financiamento adequado à educação nos próximos governos e legislaturas, além da construção de sistemas de educação pública fortes e a superação das profundas desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais que afetam o acesso e a permanência de estudantes na escola – sobretudo das meninas. O documento está sendo assinado pelas candidaturas que se comprometem a assumir um compromisso público por uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva, equitativa e de qualidade.

O objetivo da articulação da Campanha nesse momento de incidência política é mobilizar as/os candidatas/os locais, de todas as regiões do país, a promoverem pautas educacionais e se comprometerem com a educação durante os seus mandatos.

A iniciativa é realizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação com seu Comitê Diretivo e a Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil (Rede Malala).

 

CONTATO PARA IMPRENSA
Renan Simão | assessor de comunicação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
comunicacao@campanhaeducacao.org.br
11 95857-0824

 

LANÇAMENTO DA “CARTA COMPROMISSO PELO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS ELEIÇÕES 2022” NO ESPÍRITO SANTO


TRANSMISSÃO: canal do YouTube da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (22/09), das 9h às 12h
Local: Auditório do IC-IV/UFES

  • Apresentação da “Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022” – Andressa Pellanda, coordenadora geral da CNDE
  • Falas de representantes das entidades, grupos, organizações e movimentos sobre “Carta Capixaba”
  • Ato de assinatura pelas candidaturas ao governo e ao parlamento no Espírito Santo
    Coordenação: Márcia Saraiva e Renan Simão (assessor de comunicação da coord. nacional da Campanha)

 

(Foto: Divulgação/UFES)