Campanha promove Carta Compromisso pelo Direito à Educação no Piauí

Atuação do Comitê PI e visita da coordenadora geral, Andressa Pellanda, ao estado buscam mobilizar candidaturas locais a assinarem pacto por direitos educacionais

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, representada por sua coordenadora geral, Andressa Pellanda, e por José Alberto da Silva, articulador da região nordeste da entidade, estarão no Piauí (PI) na próxima semana para lançamento local da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições de 2022.

O Comitê Piauí da Rede da Campanha articula uma série de atividades para promover o pacto pelo direito à educação entre as candidaturas do estado. 

No dia 13 de setembro, Andressa Pellanda participa do painel “Direito à Educação - Desafios Para as Políticas Públicas em Contexto”, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento acontece das 14h30 às 18h, em formato híbrido. Para participar é necessário fazer a inscrição através do link: https://forms.gle/KY39cbC2dutBFPfh6

Já no dia 14, das 9h às 12h, o articulador regional, José Alberto, faz a abertura do evento de lançamento oficial da Carta Compromisso também no auditório do CCE/UFPI. Na sequência, a coordenadora Andressa faz a apresentação da Carta e ao final do evento, os candidatos presentes poderão fazer a assinatura e firmarem seu compromisso pela educação.

“A Campanha coloca essa agenda como prioritária na atuação de 2022, de forma a concentrarmos esforços, em todas as regiões do país, para influenciar um processo eleitoral com debates e compromissos baseados em direitos", diz Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

A Carta Compromisso contém 40 compromissos para garantir um financiamento adequado à educação nos próximos governos e legislaturas, além da construção de sistemas de educação pública fortes e a superação das profundas desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais que afetam o acesso e a permanência de estudantes na escola – sobretudo as meninas. O documento está sendo assinado pelas/os pré-candidatas/os que se comprometem a assumir um compromisso público por uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva, equitativa e de qualidade.

O objetivo da articulação da Campanha nesse momento de incidência política é mobilizar as/os candidatas/os locais a promoverem pautas educacionais e se comprometerem com a educação durante os seus mandatos. 

Acesse a programação completa aqui.