Próximo governo do campo democrático precisa revogar a Reforma do Ensino Médio, dizem entidades

Campanha está entre organizações e movimentos que assinam a carta aberta

 

Leia a carta aberta "Pela revogação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017)" assinada por entidades e movimentos ligados à defesa do direito à educação, entre elas a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a REPU (Rede Escola Pública e Universidade).

"É fundamental que o próximo governo do campo democrático REVOGUE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO e abra um amplo processo de discussão sobre esta etapa da Educação Básica apoiado nos princípios estabelecidos na LDB de 1996 e nas discussões e construções teóricas acumuladas no campo progressista e democrático, de forma que qualquer mudança seja respaldada em um processo participativo e democrático", diz o documento.

LEIA O DOCUMENTO AQUI

Um dos dez motivos para a defesa da revogação é: "[A Reforma do Ensino Médio] induz jovens de escolas públicas a cursarem itinerários de qualificação profissional de baixa complexidade e ofertados de maneira precária em escolas sem infraestrutura. Evidência disso é o Projeto de Lei 6.494/2019 que tramita na Câmara dos Deputados e visa alterar a LDB, propondo o aproveitamento 'das horas de trabalho em aprendizagem para efeitos de integralização da carga horária do Ensino Médio até o limite de 200 horas por ano'. Mais uma vez, o que se propõe é a interdição do acesso qualificado ao conhecimento científico, à arte, ao pensamento crítico e reflexivo para a imensa maioria dos jovens que estudam nas escolas públicas, e que respondem por mais de 80% das matrículas do Ensino Médio no país."

Leia todos os motivos na carta, na íntegra, bem como a lista de entidades signatárias aqui.

(Foto: Divulgação/SEDUC-SE)