Lisete Arelaro, presente em nossa história, hoje e sempre!
Brasil, 12 de março de 2022.
Tivemos a honra de estar com a professora Lisete Arelaro, em 24 de setembro último, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, por ocasião da entrega do título de cidadã carioca, à ela, e da medalha Pedro Ernesto, à Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
No evento, Lisete lembrou dos tempos de criação e atuação do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, nas décadas de 1980 e 1990, do qual fez parte ativa, explicando que, a partir de então, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação passou a carregar em sua luta o legado deste fórum. Ela lembrou, nesse contexto, que o processo educacional é, acima de tudo, um processo coletivo. "Ninguém ensina ninguém. Todos aprendemos em comunhão", afirmou, trazendo Paulo Freire.
Disse que o processo de ir da consciência ingênua para a consciência crítica se concretiza por meio da ação. "Paulo Freire dizia 'o mundo não é, o mundo está sendo', e eu gosto muito disso. Aquilo que não é pode ser diferente. E o que você vai fazer com isso? O inédito viável é exatamente essa possibilidade de construirmos juntos um outro amanhã. Viva a Campanha, viva Paulo Freire, viva a ação de professoras e professores, movimentos sociais, movimentos sindicais!"
Somos honrados por poder termos aprendido, coletivamente, com a grande Educadora que foi Lisete Arelaro. Viveu a luta, encerrou bravamente sua corrida, e nunca deixou de esperançar. Deixou um legado extenso que, com certeza, seguiremos honrando.
Lisete Arelaro, presente em nossa história, presente hoje e sempre!
Em nome da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, assino:
Andressa Pellanda, coordenadora-geral