Projeto Seta promove debate sobre desafios para implementação da Lei 10.639/2003

O Projeto Seta, realiza, na próxima sexta-feira (14), a live "19 anos da Lei 10.639/03: o que falta para implementar?". O encontro acontecerá no Instagram do projeto (@setaprojeto) e marca a primeira edição do Seta Debate.

 

O Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) realiza, na próxima sexta-feira, 14, às 13h, a live "19 anos da Lei 10.639/03: o que falta para implementar?". O encontro acontecerá no Instagram do projeto (@setaprojeto) e marca a primeira edição do Seta Debate. Para discutir o tema, Jaqueline Santos, Doutora em Antropologia pela UNICAMP, Letícia Leobet, Cientista Social e Assistente de Projetos no Geledés – Instituto da Mulher Negra (@portalgeledes) e Vilma Reis, Socióloga, Ativista da Mahin – Organização de Mulheres Negras (@negrasmahin) e Conselheira do Projeto Seta. A mediação será de Midiã Noelle, Jornalista e Coordenadora de Comunicação do Seta.

O bate-papo tem como objetivo levantar o tema da Lei 10.639, de 2003, que representa um paradigma na mudança da política educacional do país, pois traz uma discussão sobre educação para as relações étnico raciais, ensino, história e cultura africana e afro-brasileira, e abre espaços para outras transformações posteriores, como a educação escolar quilombola e indígena.

"Que a gente trate esses temas não de forma pontual e isolada, como se estivéssemos falando do outro, mas de forma universal e transversal no currículo, reconhecendo que estamos falando de nós mesmos. Precisamos lembrar que os povos africanos, afro-brasileiros e indígenas contribuíram para a formação e desenvolvimento do nosso país”, destaca Jaqueline Santos.

A doutora em antropologia ressalta ainda que essa Lei é um passo importante para a promoção da equidade racial. “No próximo ano vamos completar 20 anos e, ainda, vivemos o desafio de trabalhar e sensibilizar as pessoas para a efetiva implementação da Lei. Infelizmente, devido à história do nosso país, que é marcado pelo colonialismo, racismo e escravidão, a gente ainda tem como desafio naturalizar essas temáticas e a importância desses temas no currículo, além de sensibilizar profissionais da educação para trabalhar com eles", finaliza.

O projeto Seta é idealizado e realizado pelas organizações e iniciativas sociais ActionAid, Ação Educativa,  Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Geledés - Instituto da Mulher Negra  e a Uneafro Brasil. O Seta é um dos finalistas da ação global da Fundação Kellogg para promoção da equidade racial (Racial Equity 2030).