VÍDEOS: Financiamento da educação é assunto do dia a dia

Série responde a dúvidas sobre o investimento público em educação; novos vídeos são divulgados a cada duas semanas

O Brasil gasta muito ou gasta pouco com educação? De onde vem o dinheiro? Por que investir mais? Qual o valor adequado do gasto por aluno?

Essas e outras perguntas que mobilizam o debate público sobre educação serão respondidas pela série de vídeos “Financiamento da educação é assunto do dia a dia”, produzida pelo Projeto PUB-USP, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, com apoio da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação).

ASSISTA AOS VÍDEOS AQUI.

O objetivo desse conjunto de vídeos é mostrar que o financiamento da educação não é um bicho de sete cabeças; todos têm condições e, principalmente, o direito de conhecer essa temática. Mais do que isso, esse conhecimento é condição fundamental para melhorar a qualidade de nossa educação.

Como mostram as comparações internacionais, países que apresentam uma educação de qualidade gastam de três a quatro vezes mais o valor atualmente aplicado por aluno na rede pública do Brasil - essa é também a realidade da rede privada de ensino.

Divulgados a cada duas semanas, sempre falando de financiamento educacional, os vídeos vão abordar temas como: PIB, desigualdade de renda, sistema tributário, Fundeb, gasto por aluno, vinculação de impostos, salário-educação, CAQ (Custo Aluno-Qualidade), entre outros.

Esse projeto é dedicado a todos os profissionais da educação, pais, mães e, principalmente, a todos os estudantes brasileiros que merecem estudar em uma escola de qualidade.

Realização: Projeto PUB-USP/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Apoio:

  • Campanha Nacional pelo Direito à Educação
  • Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA).

Responsáveis: Caroline Barros Soares dos Santos (bolsista) e José Marcelino de Rezende Pinto (coordenador).