Organizações e movimentos sociais lançam observatório popular para assegurar o direito à alimentação escolar

Observatório surge como proposta para monitorar e incidir em prol da garantia do Programa Nacional de Alimentação Escolar

O Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) será lançado na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro, às 17h, visando mobilizar a sociedade sobre a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento virtual será uma conversa entre estudantes, mães e conselheiros/as que vão falar sobre suas vivências, ativismos e incidência política em defesa do PNAE e do direito à alimentação de crianças e adolescentes das escolas públicas de educação básica.  

O ÓAÊ forma-se a partir da convergência de processos de mobilização e incidência de movimentos sociais e redes do campo da soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN) e da educação. Tem como objetivo ampliar a escuta, as narrativas e o diálogo com estudantes e suas famílias, agricultoras e agricultores familiares, e membros de conselhos que atuam com a alimentação escolar, para monitorar e incidir de forma coletiva na defesa deste programa.

Ao todo, cinco instituições integram a iniciativa, sendo elas: ActionAid Brasil, Campanha Nacional pelo Direito À Educação (Campanha), Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e com o apoio da Rede de Mulheres Negras para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (REDESSAN) para a promoção de políticas de raça e gênero.

“O OAE deverá dar sustentabilidade e impulsionar a atuação da sociedade civil no monitoramento do PNAE, nas propostas de soluções e melhorias, especialmente neste momento de pandemia, em que milhões de estudantes precisam dele em funcionamento”, avalia Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integrante do Observatório da Alimentação Escolar. Apesar de sua importância e capilaridade nacional, desde 2014, a execução orçamentária do PNAE foi reduzida de R$4,9 bilhões em 2014 para R$ 4 bilhões em 2019, quando deveria ter sido ampliada para melhorar a qualidade da alimentação e responder à inflação dos alimentos. Monitorar o orçamento do PNAE e lutar pela sua ampliação será um dos objetivos permanentes do observatório. 
 


PROGRAMAÇÃO

17:00 – 17:10 – Fala de introdução e mediação: (Andressa Pellanda/Campanha)

17:10 – 17:10 - Olívio José da Silva Filho – Levante Popular da Juventude

17:20 – 17:30 – Caroline Silva – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

17:30 – 17:40 – Viviane Ferreira - Coletivo de Mães de Itaboraí

17:40 – 18:00 – Renato Maluf e Vanessa Schottz – FBSSAN 

18:00 – 18:10 – Apresentação do Observatório (Mariana Santarelli/ FBSSAN)

18:10 – 18:20 – Carta Orientações Políticas (Simone Magalhães/MST)

18:20 – 18:30 – Apresentação do site (Emmanuel Ponte/ ActionAid)

18:30 – 19:00 – Conversa com convidados(as)


SERVIÇO
Lançamento do ÓAÊ - Observatório da Alimentação Escolar
Data: Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
Horário: 17h às 19h
Onde: plataforma Zoom, com inscrições por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/ObservatorioPNAE. Ou também no canal do Observatório no YouTube e páginas de Facebook de Campanha, FBSSAN e Observatório.

Para entrevistas:

Mariana Santarelli - msantarelli3@hotmail.com

Andressa Pellanda - andressa@campanhaeducacao.org.br

Emmanuel Ponte - Emmanuel.Ponte@actionaid.org


(Foto: Tony Winston/Agência Brasília)