Daniel Cara deixa a coordenação-geral da Campanha, informa Comitê Diretivo

Ofício agradece e homenageia a liderança de Cara desde 2006 à frente da coordenação; ele segue como integrante do Comitê Diretivo

Leia abaixo ofício e homenagem do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação de reconhecimento e agradecimento pela atuação de Daniel Cara à frente da coordenação-geral da Campanha, desde 2006. Assista também ao vídeo de homenagem da Campanha ao trabalho de Daniel.

*
 
 

Brasil, 07 de fevereiro de 2021.

 

À Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação,

À Comunidade Educacional,

À Sociedade Brasileira,
 

Nós, membros do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, informamos à Rede da Campanha, à Comunidade Educacional e à Sociedade Brasileira a saída de Daniel Cara do cargo de Coordenação Geral em 18 de março de 2020. Por questões diversas, devido ao impacto da questão, pudemos fazer a comunicação pública apenas hoje.

Aprovado por concurso público, Daniel Cara assumiu o posto de Professor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na cadeira de Fundamentos Econômicos da Educação e Política e Organização da Educação no Brasil.

A Universidade Pública ganha um pesquisador rigoroso, consistente e comprometido. Os estudantes ganham um professor apaixonado e inspirador. A Ciência ganha um defensor incansável e contumaz.

Este Comitê vem agradecer e reconhecer publicamente toda contribuição prestada por Daniel Cara à frente de nossa Rede desde 2006, quando assumiu a Coordenação Geral por processo seletivo, tendo colaborado e liderado inúmeras vitórias e avanços para a realização do direito à educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil e em outros países. Daniel Cara também foi peça chave para a cooperação internacional nesses 14 anos que coordenou essa Rede.

Cara teve decisiva participação na Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb) de 2008, e nas Conferências Nacionais de Educação (Conae) de 2010 e na de 2014. Foi membro titular no Fórum Nacional de Educação (FNE), de 2010 a 2017. Atuou no aperfeiçoamento dos textos e para a aprovação da EC 53/2006 e da da Lei 11.494/2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb), da Lei 11.738/2008 (Lei do Piso Nacional do Magistério), da EC 59/2009, da Lei 12.711/2012 (Lei das Cotas), da Lei 12.858/2013 (Lei dos Royalties e do Fundo Social do Pré-sal para a educação e saúde), e da Lei 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação 2014-2024), pauta em que teve contribuição decisiva, levando o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o Custo Aluno-Qualidade (CAQ) para o texto da Lei, em um avanço sem precedentes para nossa educação nacional. Foi responsável também por frear retrocessos no Congresso Nacional.

Por tudo isso e muito mais, pois seria impossível listar toda sua contribuição, Daniel Cara foi laureado em 2015 pela Câmara dos Deputados, em nome do Congresso Nacional, com o Prêmio Darcy Ribeiro, sendo reconhecido pelo Parlamento brasileiro como a principal liderança da sociedade civil na promoção do direito à educação no Brasil.

No âmbito internacional, integrou os Boards da Campanha Global pela Educação e da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação. Em 2010 protagonizou a campanha '1GOAL: Education for All!', durante a Copa do Mundo da África do Sul. Em 2015, integrou a delegação oficial brasileira em Incheon, na Coreia do Sul, no Fórum Mundial de Educação, promovido pela Unesco, no qual foram definidas as prioridades mundiais para a educação até 2030. Foi o único ativista da sociedade civil a integrar uma delegação oficial.

Em 2016 foi convidado por Kailash Satyarthi para coordenar no Brasil a iniciativa global 100 Million for 100 Million (em português '100 Milhões por 100 Milhões'), na Cúpula de Laureados e Líderes pelo Direito à Infância  (Laureates and Leaders Children Summit 2016).

Entre 2015 e 2019 coordenou a rede em ações de incidência na Organização das Nações Unidas em Genebra e Nova Iorque, além da Organização dos Estados Americanos, denunciando o golpe de 2016 e as medidas de austeridade fiscal. Em 2019, participou da aprovação dos Princípios de Abdijian para regular e limitar a atuação privada na educação.

Ao informar que permaneceria como membro da Rede que conduziu a grandes conquistas, convidamos Daniel Cara a integrar o Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. É importante mencionar que, até 2020, coordenou a incidência da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Fundeb, sendo peça-chave para a vitória que obtivemos no final do ano, constitucionalizando o Fundo, o CAQ e o Sinaeb, ainda que parte desse processo já o tenha feito a partir de uma nova função na Rede, no Comitê Diretivo.

Consideramos que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação não pode prescindir de sua militância e capacidade técnica e política.

Assim, Daniel Cara seguirá conosco, em posição estratégica, nas lutas pelo direito à educação, pelo fortalecimento da democracia e pela justiça social no Brasil.

Assume agora o desafio da Coordenação Geral da Campanha, Andressa Pellanda, integrante da Rede há 10 anos e da equipe de Coordenação Geral há 6. Entre outras experiências em ONGs e movimentos sociais, construiu carreira na Campanha Nacional pelo Direito à Educação, passando pelas funções de estagiária, assessora de comunicação, assessora de projetos, coordenadora de políticas educacionais, coordenadora executiva a, agora, coordenadora geral, tendo ampla experiência em gestão e liderança de movimentos da sociedade civil e na temática do direito à educação. Desejamos as boas vindas, um novo ciclo virtuoso e seguirmos juntas/os no trabalho coletivo.

Com nossos votos de cordialidade e amizade, esperançosos de que o direito à educação será consagrado no Brasil,


Assinamos:

Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Ação Educativa

ActionAid

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA)

Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF)

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA-CE)

Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE)

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib)

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme)

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

Leia a carta de homenagem da Campanha aqui.

***

Abaixo, leia Carta de Daniel Cara à Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação por esta ocasião:

 

São Paulo, 08 de fevereiro de 2021,

Carta à Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Queridas Campanheiras, Queridos Campanheiros,

Em primeiro lugar, obrigado por essas lindas homenagens!
Diante da generosidade delas, confesso: nunca escrever uma Carta foi tão difícil. Como é de conhecimento público, há quase um ano deixei a coordenação geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação para me dedicar ao magistério, à pesquisa e à luta a partir da Universidade de São Paulo. No entanto, é preciso viver a concretização do fato para deixar registrado aqui meu agradecimento a vocês. Isso é lindo, o coração bate forte, mas está distante de ser fácil.

Após quase 14 anos, para não desproteger a incidência da nossa Rede no Fundeb, concordamos em adiar o anúncio público da minha saída, que ocorreu em 18 de março de 2020. A estratégia deu certo: sem prejuízo à dedicação exclusiva na USP, avançando em noites e madrugadas, pude colaborar na obtenção de nossas duas últimas vitórias no Congresso Nacional: constitucionalização e regulamentação do Fundeb. Foi uma decisão difícil, custosa, mas como sempre pautada na lealdade.

Ciclos se encerram e há beleza nisso. Conduzi a Campanha Nacional pelo Direito à Educação em jornadas de improvável sucesso, contrariando a lógica do poder. Liderei nossa atuação em três Emendas à Constituição (ECs) e seis leis ordinárias. Em cada uma delas, remamos contra a maré e vencemos. Depois do fato consumado fica até divertido dizer, mas nossas conquistas sempre foram consideradas impossíveis - e isso sempre pesou: não é fácil lutar pela consagração dos direitos educacionais indo contra o interesse econômico e o senso comum.

Mas graças a muito trabalho (e também sofrimento), contrariamos o realismo político. Sempre!

Quando ingressei na coordenação, jamais poderia imaginar: cada dia na Campanha é viver e reviver Davi contra Golias. Além disso, quase sempre, me senti na Cova dos Leões. Mas como ensina a Bíblia, o que vale é a fé. Em nossa luta, a minha fé mora nos nossos princípios, nas nossas posições e nas minhas companheiras e companheiros: ou seja, em vocês.

Guardo as recordações (de todos os tipos e sentimentos, bons e áridos) de nossas conquistas. Rego, com carinho, a memória das nossas jornadas na EC 53/2006 (que estabeleceu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb), na Lei 11.494/2007 (regulamentação do Fundeb), na Lei 11.738/2008 (Lei do Piso Nacional do Magistério), na EC 59/2009, na Lei 12.711/2012 (Lei das Cotas), na Lei 12.858/2013 (Lei dos Royalties e do Fundo Social do Pré-sal para a educação e saúde), na Lei 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação 2014-2024 – PNE) e, desde 2015, na EC 108/2020 (novo e permanente Fundeb) e na Lei 14.113/2020 (regulamentação do Fundeb), concluídas em 2020.

E entre todas nossas conquistas, nenhuma me dá tanto orgulho quanto o caminho que desbravamos para a inscrever o Custo Aluno-Qualidade (CAQ) na Constituição Federal.

E há outras ótimas histórias! Jamais me esquecerei da experiência de liderar nossa rede na Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb) e nas etapas de 2010 e 2014 da Conferência Nacional de Educação. Guardo no coração todas as visitas a cada canto do Brasil, aprendendo com as pessoas, mobilizando para a luta.

Tenho a honra de dizer que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação confiou em mim para representá-la em mais de 30 países, em quase todas as capitais do país (só faltou Rio Branco e Porto Velho), junto à Organização dos Estados Americanos e à Organização das Nações Unidas. Em cada viagem, cumpri com meu dever de abrir novos espaços.

Nesses últimos anos conheci presidentes, presidentas, reis, rainhas, príncipes, princesas, ministros, parlamentares, artistas, esportistas, laureados com o Prêmio Nobel e líderes religiosos do mundo todo. Em todas as ocasiões confirmei o que Pirituba e o Jaraguá já tinham me ensinado: quem faz a diferença são as pessoas autênticas e simples, especialmente quando ocupam postos de poder.

Na Campanha Nacional pelo Direito à Educação também pude realizar o sonho de colaborar com a criação da Rede Lusófona pelo Direito à Educação (ReLus) e, ao máximo que pude, trabalhei para o fortalecimento da Campanha Global pela Educação e da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação. Foi lindo.

É certo que não passei ileso a tudo isso. Tenho cicatrizes, frustrações e decepções. Seria irreal se não fosse assim. Fico com a sensação de que muitas coisas poderiam ter sido diferentes, mas a vida é como ela é, sempre em guerra constante com as circunstâncias. Mas no final, como diria Fernando Pessoa, tudo valeu a pena!

Assumi a coordenação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação com 28 anos, hoje assumo que era um menino. Nos últimos 14 anos minha vida se misturou com a história da nossa rede. Dei minha alma e meu suor. Mas é aquilo: “uma vez Campanha, sempre Campanha”. Como cidadão, permanecerei aqui.

Para finalizar, não quero cometer injustiças. Assim, serei sintético: agradeço Iracema Santos do Nascimento, Maria Rehder, Andressa Pellanda e Maria Lucia Costa Pedro por terem compartilhado comigo a coordenação da Campanha nesses últimos 14 anos. Agradeço também a todos os integrantes do Comitê Diretivo que me ensinaram muito e sempre estiveram comigo. E não poderia deixar de agradecer todas e todos os profissionais da equipe de coordenação que compartilharam o cotidiano comigo. Por último, agradeço de coração e alma cada membro da nossa Rede.

A tarefa de coordenação está agora com Andressa Pellanda, com sólida trajetória na Campanha Nacional pelo Direito à Educação e mais do que comprovada competência. Andressa será capaz de nos levar a outras vitórias, sempre coletivas.

Um forte abraço a cada uma e a cada um de vocês.
Vida longa à Campanha Nacional pelo Direito à Educação!

#VaiCAMPANHA!
Do eterno campanheiro,
Daniel Cara.

 

***

Abaixo, leia mensagens da Rede da Campanha e parceiros em reconhecimento a Daniel Cara:

Gostaria de deixar registrado aqui meu agradecimento ao Daniel, pelo campanheirismo nesses anos todos, pela sua força e coragem na luta por uma educação publica, gratuita e de qualidade, com olhar atento a tudo. Esse Cara é um gigante. Tamo junto, mano! 
PS. 'Há um menino, há um moleque morando sempre no meu coração'

Maria Lúcia Costa Pedro - Controller, equipe de Coordenação Geral da Campanha

Emocionante.
É isso mesmo.
Nunca deixaremos nossa história e memória.
Estamos do lado certo da história. Com marcas e cicatrizes, mas somos sementes para a luta do Direito à qualidade da Educação. 
Parabéns Campanha.
Parabéns Daniel

Sumika Freitas - Comitê Capixaba da Campanha e integrante do Mieib

Que carta linda, @Daniel Cara! realmente é um grande privilégio fazer parte deste grupo, que é muito mais do que uma junção de pessoas, mas sim um coletivo que tem objetivos comuns e comunga de visões de mundo e de pautas! Obrigada por partilhar conosco sua trajetória e proporcionar que pudéssemos estar construindo estas lutas, perdas, vitórias juntos! estamos sempre em construção!
Fabiane Lopes de Oliveira - Comitê Goiano da Campanha

Parabéns ao Daniel pela seu novo caminho a ser trilhado e pelo brilhante trabalho junto à essa Campanha maravilhosa, q Deus guie todos os dias seus passos cm mtas bênçãos..e  a vc Andressa força/fé  e estamos juntos e misturados e Deus em nossa s vidas sempre
Ana Lúcia Rodrigues Dos Santos - Comitê Maranhão da Campanha

Parabéns Daniel! Esses anos certamente foram muito importantes. Cheguei na Campanha tem pouco tempo, desde 2016, mas desde então me admira a força e a maneira cirúrgica como tudo é conduzido. Além disso, essa rede é linda e seu carinho por ela faz com que sejamos essa fraternidade. A gente sabe que de onde estiver, vc continua c a gente. Muitos parabéns pela trajetória linda e que venham muitas conquistas por aí!
Marcele Frossard - Assessora de Políticas Sociais, equipe de Coordenação Geral da Campanha

Parabéns ao Daniel pelo excelente trabalho, pelo novo desafio e vida longa a campanha agora sob a coordenação da Andressa.
Jhonatan Almada - Comitê Maranhão da Campanha

 

Que trem mais fortalecedor 
Senti falta de um agradecimento especial dos Fóruns de EJA do Brasil pois sem o Daniel não teríamos entrado no FNE. 
Eu apareço na última foto e me orgulho MUITO disso pessoalmente e co-letivamente 
Sigamos 

Analise da Silva - Comitê Mineiro da Campanha, Fórum EJA Brasil 

Lindoooooooo
Ele merece

Maria Teresa Avance - Comitê Rio da Campanha

Vida longa a Caras Daniel, coração da ternura.
João Simão - Comitê Pernambucano da Campanha

 

Daniel, sua história de luta por um mundo melhor serve de inspiração para todos nós. Espero que encontre felicidade e satisfação no caminho daqui pra frente :)
Helena Rodrigues - Assessora de Políticas Educacionais, equipe de Coordenação Geral da Campanha

Daniel:
Em nome da UNCME, quero registrar aqui o nosso reconhecimento, o nosso agradecimento e o nosso carinho por você e pelo trabalho que realizou / realiza na Campanha. 
A Carta reflete, em síntese, o que foi possível dizer com palavras sobre o seu trabalho. Mas nunca será o suficiente.
Vc ultrapassou as fronteiras da Campanha e deixou sua marca em cada instituição que faz parte deste grande coletivo e em cada um de nós.  Com você aprendemos a lutar o bom combate em defesa do direito à educação. Com vc aprendemos que militância precisa ser qualificada. Com vc aprendemos que é preciso ser democrático, mas não podemos abrir mão de princípios.
A UNCME agradece o seu trabalho árduo em defesa da escola pública e a sua grande colaboração para o fortalecimento dos Conselhos.
Bravamente continuemos juntos. Sabemos que continuará conosco neste espaço, mas este é o momento de agradecer todo o seu empenho na Coordenação ao longo destes quase quinze anos e de desejar sucesso nos próximos desafios que o aguardam.
Sigamos juntos! Vc é especial.

Gilvânia Nascimento - Representante da Uncme no Comitê Diretivo da Campanha


Bom dia e semana abençoada para todos nós! Parabéns ao Prof Daniel pela responsabilidade social, compromisso e dedicação na condução dos trabalhos da Campanha! Deixa um excelente legado! Parabéns a Andressa, tem sido uma persistente guerreira e nos representa muito bem e já tem demonstrado autonomia e propriedade nas definições das ações da Campanha! Boa sorte, sucesso na sua Gestão! E vamos a luta! 
Deuzimar Serra - Comitê Maranhão da Campanha

Parabéns pela trajetória, Daniel! Se vejo hoje - e há muitos anos - como uma liderança é tão querida e respeitada, é porque existe um trabalho bem feito. Sabemos muito bem disso. É o compromisso com a luta por direitos, baseada em princípios sólidos, que levo para o meu dia a dia e para a minha vida. Obrigado pelo exemplo. Seguimos!
Renan Simão - Assessor de Comunicação, equipe de Coordenação Geral da Campanha


Valeu Daniel!Sua passagem pela coordenação da campanha será sempre lembrada por sua incansável determinação na defesa da Educação Publica libertadora,fundamental para quem, como você luta por um mundo justo e igual para todos e todas.
Roberto Leão - Representante da CNTE no Comitê Diretivo da Campanha


Daniel você é uma pessoa que inspira muito! Sua luta, compromisso, dedicação... por direito à Educação Pública de qualidade é muito bonita! Sua atuação foi essencial para as conquistas da educação no Brasil. Sem dúvidas todos/as nós do comitê de PE aprendeu muito com vc. Gratidão por toda a sua contribuição durante esse período que esteve na coordenação da Campanha! Desejo muitos prazeres nesse lugar que você ocupa agora. A luta continua! Abraço Fraterno!
Paula Ferreira - Comitê Pernambucano da Campanha


Parabéns pela trajetória Daniel. Certamente é um até a próxima, pois vc continua com a gente!
Bjs e sucessos na caminhada! 

Suelaine Carneiro - Comitê São Paulo da Campanha e Geledés Instituto da Mulher Negra

 

Uma bela e potente trajetória em prol da educação brasileira, Daniel! Parabéns! Sucesso na sua caminhada na USP!!! 
Marlene dos Santos - Comitê Baiano da Campanha

 

Daniel, meu querido! Palavras nunca serão suficientes para te agradecer por toda essa linda trajetória e muitas conquistas até aqui, em defesa do Direito à  Educação Pública e de Qualidade para todas e todos!

Obrigada pela pessoa linda e de coração gigante que você é!

Partilhei e aprendi muito contigo, durante esses vários anos e momentos que você citou, é um orgulho e honra muito grande ter feito parte e ter contribuído um pouquinho dessa caminhada ao seu lado e junto com tod@s da equipe em suas várias fases. Seguiremos aqui, nessa luta incansável aprendendo muito contigo e com todas e todos os membros dessa linda rede da Campanha, em defesa dos nossos princípios, da nossa missão! 

Bjao e sucesso na caminhada.

#UmaVezCampanhaSempreCampanha!
Geusilene Costa - Assessora Administrativo-Financeiro, equipe de Coordenação Geral da Campanha


Parabéns, Daniel! Obrigada por todo o trabalho realizado. Aprendi muito com você e espero continuar aprendendo.
Zoraide Ines - Comitê São Paulo da Campanha e Coletivo Paulo Freire


Parabéns Daniel Cara!!  Agradecemos seu trabalho de abrir passagem a educação pública deste país.
Célia Rossi - Comitê São Paulo da Campanha


Daniel teu trabalho é gigante e fico muito feliz que tenhas entrado na Universidade como professor. Tua experiência e comprometimento farão toda diferença
Jaqueline Moll - Rede da Campanha

 

Caro Daniel, tudo já foi dito por tantos! Uma vida de compromisso, lealdade, garra, inteligência tática e estratégica, lucidez, dedicação, coragem; capacidade de agregar, articular e manter o bom humor e o coração generoso. 
Sem dúvida, um líder, uma pessoa necessária! 
Com certeza semeará bem o campo da formação de profissionais da educação e continuará campanheiro! 
Finalmente, fazer a transição para uma equipe aguerrida com a liderança firme e madura da jovem Andressa,  é mais um gol de placa.
Sigamos!

Maria Thereza Marcílio - Comitê Baiano da Campanha e Avante

 

Daniel Cara, como dissestes em tua carta foram muitos anos de luta e dedicação à coordenação Campanha, mas mais do que dedicação, sua luta pelo direito à educação foi marcada por uma sagacidade ímpar, por uma persistência que vi em poucos educadores na história desse país. Comparo a sua quase obsessão em defesa da educação pública, à de Anísio Teixeira em prol da educação e da escola pública. 

Você teve e tem uma capacidade única de dialogar com parlamentares de diferentes legendas partidárias e convencê-los do inconvencível. Seu conhecimento ímpar e único do funcionamento do jogo político e do parlamento, sua capacidade de trabalhar em rede, trouxe esse conjunto de vitórias descritas na carta, mas também muitas outras que não estão registradas em peças legislativas e que um dia será reconhecida como um grande legado para a história da educação no Brasil.  

Sua luta em prol do direito à educação de qualidade para todas as pessoas, fez e faz de você um grande líder, uma voz ouvida nos diferentes espaços, por quem reconhece tudo que és e por quem faz tudo para invisibilizar o tamanho dessa capacidade de fazer o que parece impossível ser feito.  Obrigada por tua luta, pelo primoroso trabalho que fez a Campanha ser tão gigante, respeitada e ouvida. Sem jamais desmerecer o trabalho das pessoas que estiveram à frente da Rede antes de ti, reconheço que a Campanha não seria o que é hoje sem ti e teu obsessivo trabalho.  Você continua no campo, atuando agora como professor da USP, mas também na nossa rede, afinal, uma vez Campanha sempre Campanha. 

E trazendo aqui um poema que você tanto gosta, contrariando todos que ignoram o tamanho da sua luta e capacidade, peço licença a Mario Quintana para uma pequena adaptação: 
Todos esses que aí estão
Atravancando SEU caminho,
Eles passarão...
TU passarinho!
Obrigada por tudo e por tanto!!

Catarina de Almeida Santos - Comitê Diretivo, presidenta do Instituto Campanha e Comitê DF da Campanha


Minha admiração pelo teu trabalho Daniel. Bravo! Repito o que disse no vídeo: tu és um valoroso e generoso companheiro de lutas. Firme qdo precisa, é adoro teu espírito bem humorado tb! Seguimos, nas lutas e nas boas conversas! Baita abraço pra ti.
Nalu Farenzena - Representante da Fineduca no Comitê Diretivo da Campanha


Olá, Daniel.
Nesse tempo na rede, pude testemunhar a sua determinação, o seu profissionalismo, a sua paixão e o seu trabalho intenso em defesa da escola pública. Um trabalho que contribuiu muito com a luta da classe trabalhadora.  O meu desejo é que, agora posicionado em outra trincheira, continue a somar com a luta pela educação pública em nosso país.

Muito sucesso e boas experiências para você!

Desejo boa sorte à Andressa e que ela e toda a equipe possam realizar também um  lindo trabalho na Campanha. Um abraço 
Simone Magalhães - Representante do MST no Comitê Diretivo da Campanha


Obrigada pelas generosas partilhas em tantas frentes de luta, Daniel!
Tânia Dornellas - Comitê DF da Campanha e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI)

 

Amo esse texto! é isso, aí! Desistir nunca, sabemos que vc nunca vai desistir.
Cida Fernandez - Representante do Centro de Cultura Luiz Freire no Comitê Diretivo da Campanha


Daniel! Carta linda! Eu sei que a mudança faz parte, é a única coisa constante em nossas vidas! E você não está se despedindo de nós,  somente passando a ' tocha '! Seu legado está expresso em cada interação. Em cada incidência e articulação.  Sempre cirúrgico,  pontual, preciso! 
Eu tenho muito a agradecer! Desde o primeiro contato, que foi a partir de uma postagem no Facebook que eu fiz, te marquei e então interagimos pelo Messenger. Era o ano de 2012. Ainda não existia o Whatsapp. Em 2013 te conheci pessoalmente , no Evento da UNDIME, em Salvador. Depois disso ainda levei um tempo para encontrar o caminho e ser integrante da Campanha, a partir do Comitê Rio. Em 2014, precisei de ajuda e tive todo suporte para realizar a SAM em Rio Bonito. De lá pra cá,  sua liderança e inspiração foram muito importantes para que em momentos difíceis, onde a inclinação para desistência diante as dificuldades era muito íngreme. Suas intervenções foram sempre importantes para que eu não escorregasse  nessa inclinação. Um esteio! Só tenho a agradecer. Tê- lo como referência é uma honra e só não é um privilégio porque você é público! Está a disposição sempre de tod@s! Tenho  carinho e gratidão por tudo. Pelas conquistas em prol da garantia do Direito à Educação e pela consideração que sempre demonstrou pela pluralidade de experiências e saberes na construção dessa rede! Dessa frente de combate às desigualdades e de luta pelo Direito à Educação. 
Vamos interagindo! Sendo perseverantes! Andressa pode contar comigo, conosco! Nessa caminhada! Vamos continuar fazendo parte da construção dessa história, com limites impostos pelas questões de nossas vidas,  mas sempre galgando possibilidades! 
Eu tenho muito amor pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação! 
As vezes me intriga, chateia e confunde. Mas com muito mais peso, me alegra, me anima e ilumina! É com e na diversidade que produzimos uma boa unidade! Gratidão! 
Daniel! Gratidão! 

https://www.facebook.com/100000041008404/posts/4337805866230737/
Andressa! Pequena ( grande) notável!! Daqui a algum tempo teremos, também, muito a compartilhar sobre as colheitas que faremos do semear sob sua coordenação! TMJUntão! #vaicampanha!
Lucy Teixeira - Comitê Rio da Campanha


Daniel Cara  gratidão enorme.pelas.oportunidades de diálogo. A Universidade Pública será fortalecida. Seguimos juntxs nesta Rede.
Theresa Adrião - Comitê São Paulo da Campanha


Eu o 'conheci' por bibliografia e eventos. O anonimato me permite registrar aqui o quanto uma pessoa e um 'movimento' pode significar muito, lá na base, onde a semeadura é constante e a irrigação nem sempre chega. As posições firmes, motivadoras e coerentes é o que me chega. Participando - à distancia e tentando entender - é possível ver a alma do compromisso pelo DIREITO de todas e todos à educação como um norte, como vida. As palavras são o que temos... e você as cultiva em cada uma neste texto, como pedras preciosas... como LIBERDADE. Parabens.
Walterlina Brasil - Comitê Rondônia da Campanha


Dani... Dani.. Daniel!!!! Nosso Guimarães Rosa, diz que o 'correr da vida embrulha tudo. A vida é assim:esquentae esfria, aperta e daí afrouxa , sossega e depois desequieta. O que ela quer da gente e coragem.' Coragem é uma coisa que nunca lhe faltou e eu te admiro profundamente por isso!!! Convier contigo durante todos este nos tem sido de grande aprendizado e te agradeço imensamente por isso!!!
Segue teu caminho, com a certeza de que estaremos sempre juntos, na luta, na Campanha!!! Gratidão por compartilhar tua vida conosco!!!!

Mariete Feliz - Comitê Mato Grosso do Sul da Campanha


Lindas e merecidas homenagens. Só tenho a me somar a este coro de agradecimentos. Muitas vitórias da CNDE. Pra mim, muitos aprendizados, sempre!!! Gratidão 
Lucia Isabel da Conceição Silva - Comitê Pará da Campanha

 

Daniel, em nome do Coletivo Paulo Freire só temos que te agradecer pela garra, companheirismo e seriedade. É claro que continuaremos junto com vc e vc conosco!
Mas tb nos colocamos ao lado e à disposição  da nossa querida Alessandra  para o que der e vier!!!Conte conosco sempre!!!
Viva a Escola Pública!!!

Meyre - Comitê São Paulo da Campanha

 

Viva!!! Parabéns!!!
Katia Cilene - Comitê Mineiro da Campanha


Parabéns, grande guerreiro da nossa educacao!!! Muitas conquistas tão relevantes para o direito à educação!!! Me somo aos agradecimentos por toda a sua condução bjs
Denise Carreira - Representante da Ação Educativa no Comitê Diretivo da Campanha e ex-Coordenadora Geral da Campanha


Que boniteza!!!! É um privilégio fazer parte deste grupo, desta rede linda! Tua disponibilidade em compartilhar tua história, trajetória e luta faz com que possamos aprender  muito, ensinar às vezes, e ser melhores sempre! Gratidão!
Marcia Carvalho - Comitê Gaúcho da Campanha

 

Daniel, parabéns pela trajetória e obrigado por toda a dedicação à pauta da educação! Aprendo muito contigo. Seguimos juntos. Abração.
E aproveito a parabenizo o coletivo da campanha, que tanta diferença faz no país e com o qual (mesmo sem falar muito por aqui e sem conseguir a organicidade que gostaria) tanto aprendo. Além disso, parabéns e obrigado também à Andressa, que já tem conduzido a campanha com muito afinco e qualidade, e seguirá fazendo isso muito bem.

Rodrigo Santaella - Comitê Ceará da Campanha

 

Daniel, muito orgulho de sua caminhada e por ter tido a sorte de nossos caminhos se cruzarem. Você é um grande camarada de luta e um exemplo para todos nós.
Caio Marçal - Rede Fale

 

Daniel vc é o Cara. Aprendi muito nesta trajetória com vc junto a coordenação da Campanha Nacional pelo direito à educação. Desejo sucesso sempre em suas lutas estamos juntos.
Carlos Alberto Caetano - Comitê Mato Grosso e Comitê Diversidades da Campanha


Parabéns, Daniel Cara. Força, Andressa Pellanda !!
Bianca Correia - Comitê São Paulo da Campanha


Que carta mais bonita, Daniel. 

Você atravessou algumas tantas pontes, levou Jaraguá e Pirituba no coração, alargando-os também pro mundo. Fez isso também com a Campanha e com o direito à Educação, incansavelmente. Durante 2 anos, eu vi isso de perto.

A primeira vez que fui a Brasília foi com vocês. (Meu primeiro avião também). Primeira grande manifestação, nota técnica pelos 10% do PIB. Aprendi e ainda aprendo muito com você, com suas análises e seus conselhos, como colega de trabalho, mas também amigo de vida e vizinho de território (essa periferia expandida que levamos onde quer que estejamos). Mais que tudo, aprendi que dá pra lutar e continuar sonhando.

Obrigada por tudo!

Muita sorte no caminhar, força para os próximos desafios. Desejo de coração! 

E Andressa Pellanda você não sabe quão potente é olhar sua caminhada e te ver ocupando esse espaço. Muita admiração por você e esse trabalho tão comprometido e aguerrido que faz, minha irmã!

E #VaiCampanha
Jéssica Moreira - Comitê São Paulo da Campanha e Nós, Mulheres da Periferia


Daniel, apenas escrever não conseguirá expressar meus sentimentos por você enquanto pessoa especial e na condução da Campanha. Aprendi muito, vc sempre com carinho e liderança firme, nos incentivava a participar, lutar e lutar por tudo que acreditamos e nos valores que se fazem presentes dentro de nós! Vou sentir muita falta de você presente no nosso dia a dia, mas deixou um grande legado para cada um de nós que há muito fazemos parte desta Campanha, pois tivemos a oportunidade de participar deste movimento, entrando quase junto com você, portanto, faz parte da minha história em MT, tanto no CEE, no CME, na Coordenacao da UNCME/MT e na Vice Presidência UNCME Nacional.Agradeço a Deus está oportunidade, pois me tornei uma pessoa melhor com a convivência da sua liderança. Enfim, obrigada por tudo e com certeza posso dizer: Te amamos e fique com o Senhor lhe abençoando nesta nova Jornada! 
Regina Borges - Comitê Mato Grosso da Campanha e Uncme

 

Daniel, sou muito grato por conhecer você. Aqui em Parintins és muito conhecido, precisamos apenas de tua presença física para incendiar pedagogicamente mais ainda este lugar.
Eliseu da Silva Souza - Comitê Amazonas, núcleo Parintins da Campanha


Daniel, querido 
Lembro que o conheci quando estava secretária de educação de Cariacica e você foi palestrante no encontro de professores da nossa rede de ensino. Na sequência, eu na Undime e no FNE,  tive a oportunidade de participar de várias atividades contigo.   Me tornei campanheira e admiradora da sua incansável luta pela educação. A coordenação da Campanha  está em excelentes mãos e você,  como o Cara que joga bem em todas as posições,  terá um lugar especial na história e nos nossos corações.

Célia Tavares - Comitê Capixaba da Campanha

 

Daniel , parabéns pela sua trajetória na campanha: firme ,determinado e atento a tudo e a todos e todas. Um verdadeiro educador. Obrigada pelo seu empenho e dedicação ! 
Regina Estima - Comitê São Paulo da Campanha e Coletivo Paulo Freire


Fiquei aqui que nem o Garfield , embaixo da mesa , lendo as mensagens e um filme passando na frente dos olhos . Daniel Cara te conheci em 2003 , chegando de mala e cuia a Sampa ( já chorei muito ) e juntos com outros companheiros arregaçamos as mangas para retomar o comitê/ sp, e conseguimos . E lá se foram 18 anos de muita aprendizagem , de muita luta pelo direito à educação!! Gratidão por me incluir na caminhada e por tudo que aprendi das nossas bandeiras !! #vaiDaniel !! Um abraço carinhoso.
Amélia Bampi - Comitê Gaúcho da Campanha


Daniel Cara quero que saiba o quanto a tua luta foi importante para nós, professores da educação básica e para nossas crianças. Tenho muito orgulho de hoje poder caminhar ao teu lado, na luta por uma educação pública de qualidade e revolucionária para a classe trabalhadora. 
Deixo essa frase, que na minha opinião resume bem a grandeza do seu trabalho nessa Rede.
'O mesmo raio luminoso passa por diversos prismas e dá refrações de luzes diversas: se uma refração é desejada, faz-se necessária toda uma série de retificações dos prismas individuais.' 
Antonio Gramsci
Ingrid Ribeiro - Representante da Repu no Comitê Diretivo da Campanha


Daniel, parabéns pela nova posição! Sabemos o quanto temos que investir na formação de nossos quadros e sua contribuição nessa área certamente será fundamental. Desejo muito êxito nessa jornada, que cada desafio seja vencido e que você se sinta gratificado e feliz ao fim de todos os dias de trabalho. Sucesso!
Sandra - Comitê Paraná da Campanha

 

Daniel,tenho gratidão por vc,a sua luta foi grandiosa pela Educação do país,aqui em Roraima,fez uma grande diferença, nos fortalecemos aqui,no começo do país,os Educadores agradecem pela sua determinação.
Ana Alice - Comitê Roraima da Campanha


Cara,
Você carrega no nome a sua história, te conhecer foi uma grande oportunidade de aprendizagens, descobertas e lutas. A sua contribuição para as vidas de tod@s envolvid@s com as lutas pela educação pública de qualidade, já está registrada na história. Fico muito feliz com o presente que a universidade pública recebeu, ter um professor que fez e faz a diferença na história da educação é um grande divisor de águas. Continue encantando e contribuindo para a transformação de vidas. Você é O CARA!

Rose Bonfim - Representante do Mieib no Comitê Diretivo da Campanha


Daniel 'A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.' (Martin Luther King Jr.).               Saiba que pela sua história, você já ocupa as primeiras fileiras dos Notáveis,  Lutadores por um projeto de Educação, público e de qualidade: Brasil lhe respeita, São Paulo te ama e o Amapá te admira.         'Fé na vida, fé no que virá'! Grande e competente Andressa com o bastão na mão. A Campanha é incrível, possui os melhores quadros do Brasil. Avante!!!
Antônia Andrade - Comitê Amapá da Campanha


Daniel querido, sua trajetória é linda e brilhante como vc! Há anos vens encarando as grandes e árduas batalhas pelo direito à educação e por justiça social de forma firme, lúcida, ética e com excelente humor! Tens um gigante, nobre e amoroso coração (corinthiano)!! A transição da coroa de nossa amada rede mostra o quão especial vc, Andressa e toda essa equipe são! Que o reinado de Andressa se consolide lindamente tal qual o seu, pois as características de força, coragem, competência, ética e afetividade são iguais!! 'Apenas' com a vantagem de Andressa ser mulher! rsrs Meu caro, seja feliz, tenha paz, saúde e prosperidade. Vais brilhar por onde fores. Gratidão por tantos ensinamentos! Vc sempre será uma das maiores e mais potentes voz da Educação deste país.  É uma honra tê-lo como aliado, amigo, mentor e articulador. Abreijos.
Fabiana Canavieira - Comitê Maranhão da Campanha


A sua carta é a memória viva da nossa história! Que você possa tecer sonhos de um mundo melhor na docência! 
Gratidão eterna!  Sua presença em nossa roda nos deu mais esperança a nossos dias! Obrigada por tudo! Por sua vida, por toda luta! 
“Sonho que se sonha junto é realidade”! 
Queremos muito bem a você! 
Grande abraço amigo! Conte conosco sempre! 

Samara Oliveira - Comitê Piauí da Campanha


Meus agradecimentos pela forma como fui acolhida nessa Rede por você  a exatamente 11 anos atrás. Tudo de melhor para você e sua família.
Márcia Saraiva - Comitê Capixaba da Campanha


Parabéns Daniel pelo ingresso na USP!!! E muito obrigada por tudo que vc fez na campanha! Eu entrei a pouco tempo em 2018 . Fortíssimo abraço e um Bjão inté
Ana Lúcia - Suécia e Mieib


Parabéns, @Daniel Cara!
Lembro sempre que quando veio a PEC do fim do mundo você publicou um texto no UOL citando o dito popular adaptado ao contexto: 'quando a farinha é pouca, os empresários querem seu pirão primeiro'. Eu repeti muito essa sua fala aqui em Poços, dando o devido crédito, em aulas e manifestações em defesa da educação. Ainda não o conhecia pessoalmente, mas já admirava seu trabalho.
É um prazer ter você como parceiro no GEPAE e aqui na Campanha.
Forte abraço, Professor!!!

Celiton Donizete Tereza - Comitê Mineiro da Campanha


Olá Daniel, seu papel foi e é muito importante. Está registrado na história. Sucesso na USP! Abraço e seguimos na luta!
Rafael Bastos - Comitê Rio da Campanha


Bom dia 
Só hoje estou lendo estás mensagens, pois  estava isolamento com os netos, minha filha com COVID(já passou a quarentena e estamos bem ) e com tristeza e Alegria no coração. 
Tristeza por Daniel sair da coordenação e alegria por seus novo emprego e novos desafio
Daniel sua trajetória na Campanha foi e é brilhante. Temos muita gratidão por seu acolhimento para conosco Potiguares 
Sempre lhe seremos gratos que você seja muito Feliz e não nos abandone 
Nem você nem sua família linda que vimos nascer e crescer  aqui na Campanha 
Sucesso e Prosperidade 

Edna Fernandez - Comitê Rio Grande do Norte da Campanha

 

Querido Daniel,
Além de um aprendizado, 
Foi um prazer acompanhar você nesta trajetória, tantas vezes presencialmente(e que bom!), aproveitando de sua companhia não apenas como líder campanheiro, mas como amigo da conversa  descontraída, não só nas rodas de diálogo mas nas rodadas de risadas, de trocas sobre nossas vidas, impressões sobre nossas existências.
 Além de defensor aguerrido do direito a educacao, dos trabalhadores, e de ser excelente torcedor do corintiano, ainda encara um debate sobre quem é  mais genial Caetano ou Chico!
Nessa linda caminhada da campanha você foi e é um líder e um parceiro.
Sei que seus vôos agora são outros, sabendo que estaremos junto muitas outras vezes,
 e desejo boa sorte e paz e harmonia na sua vida. 

Liz Ramos - Comitê Pernambucano da Campanha

 

Tomei nota. Desejo ai Daniel sucessos na nova fase (qua não e tão nova). Foi muito bom colaborar consigo. Espero que os nossos caminhos ainda se cruzem na defesa do Direito a Educação sobretudo para os mais vulneráveis. 
A Andressa os meus parabéns e estamos juntas. Abraços

Isabel da Silva - Rede Lusófona pelo Direito à Educação - Moçambique

 

Ao companheiro Daniel Cara êxitos nas novas funções mas com o foco na nossa causa comum.
Vitor Barbosa - Rede Lusófona pelo Direito à Educação - Angola

 

Daniel Cara deixará saudades. Deu muito à Campanha e foi grande impulsionador da Relus. Desejando sucessos ao Cara e a Campanha Braileira que seja forme, coeza e forte como sempre...
Albertino - Rede Lusófona pelo Direito à Educação - Cabo Verde

 

 

Olá Daniel,

Que notícia maravilhosa, parabéns por esta conquista!
Sou formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP (há muito tempo...rsrs) e adoraria ter a oportunidade de assistir a uma aula sua. Tive professores/as incríveis como Moacir Gadotti, Maria Victoria Benevides, Marília Spósito, que conseguiram expandir ainda mais meu horizonte e minha paixão pela educação.

Fico também extremamente contente com a escolha de sua sucessora! Eu sou muito fã da Andressa e do trabalho que ela conduz, sempre com muita dedicação, força e profissionalismo.

Continuem contando comigo e com a Plan para seguirmos sendo cada vez mais relevantes e atuantes em um país cujos governantes ainda não entenderam a enorme importância da educação...

Um forte abraço!

Cynthia Betti R. Qualharello - Diretora Executiva, Plan International Brasil

 

Parabens Daniel!
Muito bom ter alguém com a sua trajetória de luta na USP, vc fará falta na coordenação geral da campanha mas certamente Andressa levará adiante esta tarefa como já tem sido.
Fraterno abraço

Welinton Pereira - Diretor de Advocacy e Relações Institucionais, Visão Mundial Brasil

 

Daniel,
Parabéns pela trajetória de luta que você trilhou com toda rede da Campanha. Sempre uma grande oportunidade de aprendizagem tanto pelo conteúdo, mas também pela inspiração na incidência incansável.
Felizmente o trabalho é feito em rede e tua liderança fortaleceu outros e outras líderes como a Andressa Pellanda que certamente conduzirá a coordenação da Campanha com muita qualidade!
Abraços

Andrea Freire - Gerente Nacional de Educação, Visão Mundial Brasil

 

Olá Daniel,

Parabéns pela aprovação! A USP ganha um excelente profissional e os alunos terão sorte em aprender com você.

Fico feliz também em saber que Andressa assumirá a coordenação geral. Tenho acompanhado bastante seu trabalho e certamente a Campanha ficará em excelentes mãos.

Obrigada pelo cuidado e comunicação.

Abraços e boa sorte no novo desafio.

Luciana Campello - Laudes Foundation no Brasil

 

 

Caro Daniel,

Confesso estar com um misto de sentimentos no momento.

Primeiramente, quero te parabenizar por sua aprovação na USP. É certamente um grande e merecido feito! Ganham a USP, a academia e a sociedade em geral com mais um professor de grande qualidade! Te desejo todo sucesso nessa nova etapa da sua carreira!

Claro que também estou triste por sua saída da coordenação da Campanha. Seu trabalho foi sempre de alta qualidade e fará falta. Fico feliz em saber que poderemos continuar contando com seu conhecimento como parte do Comitê Diretivo.

Finalmente, mas não menos importante, quero parabenizar Andressa pela nova posição! Estou certa de que ela fará um excelente trabalho! Sucesso, Andressa!

Seguimos juntos frente aos novos desafios.

Abraços,

Anna Nascimento - Porticus

 

Caro Daniel.

Eu faço minhas as palavras de Anna e já gostaria me matricular como estudante na cátedra de Políticas...

Seguro que será uma nova frutífera etapa para a nossa causa da Educação no Brasil.

Um grande abraço para Andressa e para você.

Juan Belderrain - Porticus

 

 

Oi Daniel e Andressa, muito obrigada por compartilharem a notícia.

Desculpem minha demora para reagir, eu li no dia que você enviou, Daniel. Fiquei com um misto de sentimentos e resolvi esperar um pouco para responder :)

Primeiro, parabéns, Daniel, pela conquista, os seus alunos serão afortunadíssimos de aprender tanto com você! Estou até com inveja deles! Posso participar de ouvinte em algumas aulas?

Desde a primeira reunião que tivemos, eu tinha entrado na Porticus há pouco tempo e as horas que você discorria sobre a educação no Brasil, na América Latina, sua perspicácia, rapidez de análise, muito obrigada!

Segundo, Andressa, parabéns!!!! Fico feliz de ver uma colega jornalista de primeira formação como eu, mulher, jovem, conquistar um espaço de liderança tão importante! Não tenho dúvidas que você vai exercer um belíssimo trabalho e irá inspirar outras a galgarem esses lugares também.

Beijo grande aos dois e espero que possamos nos encontrar quando essa pandemia passar.

Leticia Born - Porticus

 

 

Hi Daniel

Congratulations on the new role! I am sure you will continue the struggle for quality public education – from a new vantage point. It has always been a pleasure to work with you. The Brazilian campaign has been exemplary to so many around the world and has many victories that you can be proud of - and which will endure despite the present (hopefully temporary) retrogressions in Brazil.

I am sure our paths will cross again!  Let’s keep in touch!

Take care

David Archer - Head of Participation and Public Services, ActionAid International

 

DEAR PROFESSOR,

HERE IS A WONDERFUL ACHIEVEMENT FOR YOU AND ALSO.FOR THE BRAZILIAN CAMPAIGN FOR THE RIGHT TO EDUCATION.

CONGRATULATIONS! 

Thanks a lot for all the challenges in edudcation you have raised and Special Procedures in United Nations  have taken care of these issues for a better free quality public inclusive Education in BRAZIL but also for the world .

I am also happy to know that you have prepared Ms Andressa Pellanda and  she is ready to lead this Organisation. CONGRATULATIONS to you and to Andressa ,we are together for the next steps and also with you as an academic .

Obrigado ! 

VAI CORINTHIANS !!! 

In my culture, we must say may God bless your new perspectives and for both . 

With my gratitude for your availability and humanity during this collaboration.

Best regards ,

Dr K Boly Barry - UN Special Rapporteur for the Right to Education

 

Dear Daniel,

Warm congratulations on your new position at the University of Sao Paulo – an exciting new adventure awaits you and it sounds like exactly the right new chapter for you! Even though you’ve been away from the classroom for several years, I’m sure you will be able to draw on the struggles, victories and lessons you’ve learnt over the years at the forefront of political struggles in education in Brazil – which I’m sure will only enrich your teaching! Many thanks for all you’ve done to advance the right to education in Brazil over these years. I remember when we first met in Sao Paulo at the regional seminar on privatisation in education and Ian McPherson said that you were one of the most admirable leaders he had met in the field. This is clearly also true for the team you have built at the Campaign.

Andressa – congratulations too on taking over the helm of the network – this is a well-deserved appointment and we look forward to continuing to partnering with you!

All the best,

Mireille de Koning - Open Society Foundations