Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, vem ao Brasil em outubro

Ativista indiano vai comparecer em evento da plataforma 100 Milhões, em Brasília

ATUALIZAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE NOVO LOCAL: 14/10/2019

O Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, estará no Brasil! Será realizada uma roda de conversa no dia 17/10, às 9h30, no Memorial Darcy Ribeiro, na Praça Maior s/n, no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Além da exibição do filme 'O Preço da Liberdade', uma produção que conta a história do nobel e mostra a luta pela prevenção e erradicação do trabalho infantil, será organizada uma roda de conversa com o Nobel da Paz.

O evento é promovido pela plataforma 100 Milhões no Brasil, que tem o objetivo de mobilizar 100 milhões de pessoas, estimulando especialmente os jovens, para lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza. A entrada é gratuita.

O ativista indiano Kailash Satyarthi é vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014, junto com Malala Yousafzai. É ativo no movimento indiano contra o trabalho infantil desde os anos 1990. A conquista do Nobel veio por seu protagonismo em muitas manifestações e protestos pacíficos, dirigidos contra a exploração de crianças. Em mais de 25 anos de trabalho à frente da organização Bachpan Bachao Andolan (Movimento para Salvar as Crianças, em tradução literal) calcula-se que tenha resgatado mais de 80.000 crianças, além de outros milhares de adultos mantidos em regime análogo à escravidão.

*

A plataforma 100 Milhões é uma iniciativa global do Nobel da Paz, Kailash Satyarthi. É coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria temática do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), e a participação de dezenas de organizações que atuam pelos direitos da criança e do adolescente. A iniciativa foi lançada globalmente no “Laureates and Leaders for Children Summit 2016”, em Nova Déli, na Índia, em dezembro de 2016, com a presença de líderes de todo mundo e, no Brasil, em junho de 2017, no Museu Nacional.