“Esse prêmio mostra que precisamos continuar na luta”, afirmou Daniel Cara

Daniel Cara foi agraciado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015 em primeiro lugar na votação geral. É a principal comenda da área entregue pelo Congresso Nacional

No último dia 27/10, o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, foi agraciado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015. Concedido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em nome do Congresso Nacional, o prêmio Darcy Ribeiro foi criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.

Darcy Ribeiro foi antropólogo, um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB) e responsável pelo projeto de lei que deu origem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Na edição de 2015, Daniel foi o mais votado na contagem geral. Foram também agraciados a professora Débora Seabra e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. O Ministro das Comunicações e deputado licenciado, André Figueiredo (PDT-CE), fez a indicação de Daniel Cara ao prêmio. “Ele é um dos grandes baluartes da educação no nosso país e fiel a um projeto educacional revolucionário”, afirmou. Além do PDT, a candidatura foi apoiada por todos os partidos, especialmente os parlamentares Alessandro Molon (Rede-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA), Profa. Dorinha Seabra (DEM-TO), Glauber Braga (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP), Lelo Coimbra (PMDB-ES), Pedro Uczai (PR-SC) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Fundeb Segundo os parlamentares, a premiação é um reconhecimento à atuação de Daniel Cara à frente da rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, especialmente a partir da aprovação do Fundeb (Fundo de Manutenção da Educação Básica), Lei n° 11.494/2007, ocasião na qual a Campanha ganhou o Prêmio Darcy Ribeiro, em 2007. "Fico muito emocionada por você estar recebendo esse Prêmio, Daniel, pois sou testemunha de todos esses anos de trabalho. Principalmente no trabalho em torno do Fundeb, que tive a honra de ser relatora. O Fundeb foi e é paradigmático para a educação brasileira. Vocês devem ganhar todos os prêmios por essa luta!", afirmou a vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, Senadora Fátima Bezerra (PT/RN).

Conferências Nacionais de Educação Desde então, Daniel Cara esteve presente na Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb) de 2008 e nas Conferências Nacionals de Educação de 2010 e 2014. Nas três oportunidades, coordenou os eixos relacionados a gestão, financiamento da educação e controle social.

As conferências aprovaram por unanimidade as principais pautas propostas pela Campanha, como o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o Custo Aluno-Qualidade (CAQ), como parâmetros para o financiamento da educação. A Deputada Prof. Dorinha Seabra destacou o trabalho de Daniel Cara em torno do CAQi e do CAQ: “é um marco na política de financiamento da educação. Não seria possível sem o trabalho técnico e político protagonizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, liderado por Daniel Cara”.

O CAQi e CAQ e o Plano Nacional de Educação (PNE) Desde 2006, em todas as pautas em que coordenou a incidência da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Congresso Nacional, Daniel Cara buscou dialogar com parlamentares de todos os partidos e com o Ministério da Educação (MEC). Exitoso em todas elas, foi na tramitação da Lei n° 13.005/2014, que estabelece o novo Plano Nacional de Educação 2014-2024, que a Campanha conseguiu fazer ser incorporado os mecanismos do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial) e do CAQ (Custo Aluno-Qualidade), capazes de inverter a lógica de financiamento da educação básica pública no Brasil.

O CAQi foi criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a partir de 2002. Ele determina quanto deve custar a educação básica pública para cada etapa e modalidade. Seu objetivo é garantir o padrão mínimo de qualidade exigido pela Constituição Federal e pela LDB.

“Quando cheguei na Campanha o CAQi já tinha sido elaborado, com decisiva contribuição da Denise Carreira – minha antecessora – e do Prof. José Marcelino Rezendo Pinto. Meu papel foi e é o de desenvolver a estratégia política de implementação do mecanismo, além de coordenar a atualização do estudo, liderada pela rede da Campanha. Estamos em um caminho promissor, já pautamos o governo. Isso é inédito: o MEC se esforça para responder a uma demanda feita por nós. É um marco democrátio. O MEC não tem feito isso com o esmero que deveria, mas tem se esforçado em buscar alternativas, caminhos. Podia fazer mais e melhor, mas o esforço é bom. Percebam, junto com o Parlamento e com a comunidade educacional, a Campanha fixou na Lei do PNE uma agenda ao Poder Executivo. Estudantes e professores merecem ter escolas boas, dignas, para estudarem e ensinarem e isso tem um custo. A União precisa participar, faz pouco desde sempre, não é só agora que falha. Além disso, o CAQi é um mecanismo decisivo de combate às desigualdades brasileiras”, afirmou Daniel Cara. Além do CAQi e CAQ, Daniel Cara personificou a luta por um aprovação do patamar de investimento equivalente a 10% do PIB para educação pública. “Assim como Darcy Ribeiro, Daniel Cara é um idealista. Acredita que a educação pode contribuir para vencer as desigualdades sociais brasileiras. Durante a tramitação do PNE, Daniel andou por todo o Brasil, defendendo os 10% do PIB para a educação pública”, afirmou o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Deputado Saraiva Felipe (PMDB/MG).

Royalties do Petróleo para a Educação Daniel Cara atuou também para a aprovação da Lei n° 12.858/2013, que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. “A gente conseguiu convencer a presidente Dilma Rousseff sobre a importância de transferir recursos do petróleo, que é uma riqueza que se acaba, para uma riqueza que não se acaba, que é a educação”, declarou o Ministro André Figueiredo.

A luta continua “Só há duas opções nessa vida: se indignar ou se resignar. E eu não vou me resignar nunca”, disse Darcy Ribeiro. Foi recordando de suas palavras que Daniel, ao receber o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, afirmou: “Esse prêmio mostra que precisamos continuar na luta por uma educação pública e de qualidade para todas e todos, da creche à pós-graduação. E todos são todos mesmo: negros, brancos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, moradores das periferias das grandes cidades, gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais, transgêneros, pessoas com e sem deficiências, ricos, classe média, pobres... Todos devem ser todos, é inaceitável qualquer exceção em educação. Só existe educação se ela for inclusiva”.

Há inúmeros desafios que seguem na ordem do dia: a construção do orçamento de 2016, a aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SINAEB), assim como a implementação concreta do CAQi e a construção do CAQ. Diante das pautas que seguem, Daniel é firme: “Antônio Cândido, quando perguntado sobre ter sido derrotado durante a vida, responde sempre que é um vitorioso: ‘nunca houve tantos direitos, ainda que as conquistas sejam insuficientes’. A luta só pode continuar! Não temos direito de parar. É preciso caminhar, sempre de mãos dadas, como ensinou Carlos Drummond de Andrade. Navegar é preciso, diria Fernando Pessoa. É preciso enfrentar os mares e as ondas conservadoras. Elas passarão. Perseverar pela consagração do direito à educação é nosso destino. Nosso dever é, portanto, continuar, a missão dessa linda rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Desistir ou esmorecer, jamais.”

Congratulações Parlamentares, representantes de entidades internacionais e nacionais, além de membros do Comitê Direitivo e dos Comitês Regionais da Campanha congratulam o trabalho de Daniel Cara e a conquista do Prêmio Darcy Ribeiro 2015.

"Dear Daniel, What an amazing honour! Congratulations on winning the Darcy Ribeiro Award. I am excited and happy for you. I am very proud to support your work and the work of the Brazilian Campaign for the Right to Education (BCRE) for so many years. This is a worthy recognition of your years of tireless work for education in Brazil, as well as globally. The award will strengthen your struggle to bring education to the millions of children and adults in Brazil. I am confident that with you at the helm of the BCRE, it will move from strength to strength. In solidarity, Kailash" Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz 2014

"Ele é um dos grandes baluartes da educação no nosso país e fiel a um projeto educacional revolucionário. Escolhemos Daniel por ser uma das pessoas mais combativas na área. Ele foi indispensável para a aprovação de dois projetos importantes: os royalties do Petróleo para educação e o Plano Nacional de Educação, que faz com que os investimentos na área sejam idênticos no Norte, Nordeste ou Sudeste do país.” Ministro das Comunicações André Figueiredo

“A Comissão de Educação realiza mais uma edição do Prêmio Darcy Ribeiro. Fiquei realmente bastante satisfeita, de maneira especial assumi a defesa da Campanha e de Daniel Cara, por todo o trabalho que ele realizou. A Campanha assumiu lutas de extrema relevância rumo à educação pública de qualidade, como a inserção das creches no Fundeb, a ação importantíssima do CAQi e do CAQ, um marco na política de financiamento da educação, juntamente com a luta pelos 10% do PIB e a participação na tramitação do Plano Nacional de Educação.” Deputada Prof. Dorinha Seabra Rezende (DEM - TO)

"Quem ganha com a vitória de Daniel é a Educação Brasileira. Dar o prêmio Darcy Ribeiro a quem teve papel tão importante na articulação e aprovação do PNE e na destinação dos royalties à educação fortalece a luta de quem sabe o tamanho do desafio que o Brasil tem pela frente.” Deputado Glauber Braga (PSB - RJ)

“Querido parceiro, companheiro e amigo Daniel Cara, sua dedicação militante e sua luta em prol da educação pública por meio da Campanha justifica muitíssimo essa homenagem! Parabéns! Mais do que merecido!” Senadora Fátima Bezerra (PT – RN)

"A Rede de Cabo Verde já teve oportunidade de partilhar a enorme experiência com esta personalidade ilustre e não é de espantar esta conquista. Nossos parabéns e que Deus ilumine o Cara para que haja razão da luta pela melhoria educacional no Brasil e além fronteiras." Albertino Delgado (Rede de Cabo Verde)

“É um prêmio merecido para alguém que, com muita convicção, defende a educação pública de qualidade socialmente referenciada para todos e todas.” Roberto Franklin de Leão (Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)

“Daniel Cara personificou e personifica toda a luta de construção e mobilização por um #PNEpraVALER! Assim, nada mais merecido do que o reconhecimento outorgado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados por meio do prêmio Darcy Ribeiro 2015. Daniel, como educador e como coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, lutou e luta pelos 10% do PIB para a educação pública, pelos royalties para a educação, pelo CAQi e CAQ e pela garantia dos direitos de todos e todas a uma educação pública de qualidade. Integrar a rede da Campanha e trabalhar com esse grande indivíduo, pensador e articulador político, é motivo de orgulho para a Undime e seus dirigentes!” Alessio Costa Lima (Presidente da Undime - Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/CE)

"Nós do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed o congratulamos pelo mais que merecido Prêmio Darcy Ribeiro 2015. Também parabenizamos a Câmara dos Deputados pelo justo reconhecimento de sua liderança e militância pelo direito de todos e todas a uma educação pública e de qualidade. Você personifica o ideal das palavras do nosso querido Paulo Freire, que disse 'não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão'. Nesta oportunidade, desejamos que você continue na luta e que todas as ações sejam coroadas com êxito, grandes realizações e que possamos trabalhar juntos para uma educação de qualidade para todos os brasileiros." Eduardo Deschamps (Presidente do Consed e Secretário de Educação de Santa Catarina)

“O premio é um reconhecimento ao trabalho do Daniel em favor da educação pública e de qualidade, e sinaliza para a sociedade o compromisso da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados com o cumprimento do PNE.” Alexandre André Santos (Diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep)

“Pensar que Daniel Cara foi agraciado com a edição 2015 de um prêmio que tem o nome do antropólogo, educador e militante Darcy Ribeiro – tão dedicado à educação em nosso país – significa premiar todos que trabalham com paixão por este direito. É importante lembrar que ele recebe este prêmio em nome da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, da qual é o Coordenador Geral, pois somos uma rede de pessoas, entidades, movimentos, fóruns e instituições que se dedica, assim como Darcy, à defesa e à promoção da educação brasileira com qualidade social. Coordeno o Comitê Mineiro da Campanha e o Fórum Mineiro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A premiação de Daniel é o reconhecimento do protagonismo da Campanha e nos fortalece na luta pelos 88 milhões de brasileiros da EJA que ainda não tem seu direito à Educação garantido e efetivado. Esta é a nossa luta! Parabéns, Campanha!!”. Analise da Silva (Coordenadora do Comitê Mineiro da Campanha e do Fórum Mineiro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos)

"A concessão do Prêmio Darcy Ribeiro a Daniel Cara é o reconhecimento do trabalho de importante articulação política e mobilização social que foi conduzido à frente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e honra a todos que lutam pela educação pública, democrática e de qualidade social. O trabalho de Daniel junto às conferências de educação, sua mobilização junto aos municípios e estados e a incessante batalha na tramitação do PNE, sempre em defesa dos princípios mais caros para os educadores e movimentos sociais, com espírito democrático e combativa militância, reveste este prêmio de um caráter coletivo importantíssimo, especialmente, em tempos de riscos à educação pública e gratuita. Merecida homenagem!" Andrea Caldas (Direção do Setor de Educação - UFPR e Presidenta do FORUMDIR)

"Como integrante do Comitê São Paulo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Cenpec comemora a menção honrosa ao Daniel Cara e à Campanha Nacional de Educação pelo belo trabalho de mobilização e de articulação com diferentes setores da sociedade civil na construção do Plano Nacional de Educação". Anna Helena Altenfelder (Superintendente do Cenpec)

“Nós, da ActionAid, nos orgulhamos desse reconhecimento público da Câmara, porque acreditamos que o ativismo político de pessoas como Daniel Cara fazem a diferença para o enfrentamento à pobreza e para a ampliação do acesso à educação pública de qualidade.” Avanildo Duque (Gestor de Programas e Coordenador do Direito à Educação da ActionAid)

“Essa conquista é mais uma forma de reconhecimento à contribuição da Campanha através da ação de mobilização e controle social na efetivação e garantia do direito à educação, além do grande potencial que a rede compõe e expressa a partir da coordenação geral, representada e liderada pelo grande Daniel Cara. Um prêmio legítimo para “o Cara” que representa esta grande rede.” Betinho José (Comitê Pernambucano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)

"A CLADE comemora – junto a milhares de pessoas e organizações que lutam por dignidade, justiça e direitos humanos – a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro 2015 ao companheiro Daniel Cara. Seguimos juntos nessa luta! #VaiCampanha!" Camilla Croso (Presidente da Campanha Global pela Educação e Coordenadora Geral da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação)

"Viva a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e todas as entidades nacionais que a constituem desde a sua fundação! Estamos todos no mesmo abraço a Daniel Cara." Carlos Abicalil (Diretor de Educação na Secretaria-Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI))

“O Prêmio é o reconhecimento do esforço da rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, mas é também preciso reconhecer o esforço pessoal do Daniel. Coragem, determinação, muita garra, capacidade técnica e, principalmente, ética e coerência nunca faltaram ao Daniel. Aliás, talvez, o movimento da Campanha, tendo o Daniel em sua coordenação, tem hoje o privilégio de avançar na discussão do PNE, no debate sobre a discussão sobre os recursos do petróleo para a educação também em virtude da dedicação e da capacidade técnica dele. É preciso nesse momento congratular toda a rede da Campanha, mas, sobretudo, reconhecer o esforço, a dedicação e a capacidade técnica do Daniel.” Carlos Eduardo Sanches (Diretor Geral do Instituto Campanha Nacional pelo Direito à Educação, ex-presidente da Undime e Conselheiro Estadual de Educação do Paraná)

“A conquista do Prêmio Darcy Ribeiro, por Daniel Cara, tem um significado importantíssimo para a sociedade civil organizada que está comprometida com a luta pela garantia do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Traduz o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, essa rede tão plural, mas com princípios claros e objetivos bem definidos. Não há como negar o protagonismo da Campanha nas negociações e debates na tramitação e aprovação do PNE, seja na articulação com outras entidades ou no processo de incidência, junto aos parlamentares.” Catarina de Almeida Santos (Comitê DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)

“É um grande reconhecimento ao empenho, seriedade e legitimade de Daniel Cara, que representa esta grande rede que luta pelo legítimo direito à educação pública, laica e de qualidade como um direito humano ao desenvolvimento para todo povo brasileiro. E um orgulho e uma força para todos nós que lutamos para que esse direito se concretize. Essa premiação nos anima, dá força e muita energia para seguirmos em frente por um outro Brasil: possível, justo e mais igualitário para todas e todos os brasileiros.” Cida Fernandez (Representante do Centro De Cultura Luiz Freire no Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)

“Muito justo e merecido prêmio! O trabalho do Daniel Cara junto à Campanha transformou a luta do PNE. Determinação e senso de equidade fazem parte da sua personalidade. Que bom que o Brasil pode comemorar e premiar pessoas como ele! Parabéns! É um merecido reconhecimento de quem luta por uma educação de qualidade para todos e para cada um, todo dia, toda hora, cada minuto!” Cleuza Repulho (Ex-presidente da Undime)

“É um reconhecimento muito importante para uma a articulação de sociedade civil que sempre atuou com outros movimentos sociais em defesa das deliberações da Conae no PNE. A premiação afirma a importância dos processos públicos de participação da sociedade civil, conquistados arduamente. Parabéns para a roda da Campanha! Parabéns para a coordenação, para os comitês diretivo e estaduais e para os parceiros!” Denise Carreira (Coordenadora da área de Educação da ONG Ação Educativa)

“Parabéns Daniel, reconhecimento por uma luta incansável! Orgulho pra todos nós!” Denise Cesário (Gerente de desenvolvimento de programas e projetos da Fundação Abrinq)

"Um prêmio com este patrono é algo que qualquer pessoa envolvida com educação gostaria de ter. Parabéns. Jovem e já na história da educação brasileira" Prof. Francisco Soares (Faculdade de Educação (FaE) da UFMG)

“A conquista do prêmio Darcy Ribeiro, por parte de Daniel Cara, da Campanha Nacional Pelo Direito á Educação, é extremamente importante não apenas para o coletivo que ele representa, mas para as lutas em curso pela garantia do direito à educação, considerando que a Campanha, nos últimos 15 anos, tem assumido o protagonismo em diversas agendas fundamentais para a educação brasileira, como a participação nas últimas conferências (2010 e 2014), que pautaram as grandes demandas e deliberações da sociedade para o Plano Nacional de Educação, além da participação efetiva e formativa nas discussões pelo financiamento da educação. O simbolismo deste prêmio fortalece uma luta com a qual todos devemos nos comprometer: a luta pela educação pública, laica e de qualidade social. Parabéns Daniel, parabéns Campanha!" Gilvânia Nascimento (Presidente da UNCME Nacional)

"Certa vez ouvi do Prof. Antonio Carlos da Costa um comentário que nunca esqueci: ele disse que uma Instituição é importante para uma causa, quando você não consegue falar da causa sem citar a Instituição. Tomando emprestada essa fala do saudoso Professor, eu afirmo que ‘Não é possível falar do movimento pela educação no Brasil, sem citar o Daniel Cara’. Nos sentimos todos representados e premiados, na pessoa do Daniel." Heloísa Oliveira (Administradora executiva da Fundação Abrinq)

“Daniel, é impossível fazer referências à Campanha, sem associá-la, imediatamente, a você e ao seu modo de pautar e conduzir os nossos encaminhamentos. Os seus discursos, em nome da Campanha, sempre foram claros, firmes, diretos, consistentes e coerentes, acho que é isso que eles [os parlamentares] estão reconhecendo, quando se propõe a contemplá-lo com o Prêmio Darcy Ribeiro. Penso que, se estivesse entre nós, Darcy teria concordado com a indicação e com a premiação. É um motivo de muita alegria e de orgulho para tod@s nós que participamos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.” Idevaldo Bodião (Professor da Universidade Federal do Ceará, representante do CECECA-CE no Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)

“O prêmio dado a Daniel simboliza todo o trabalho que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação tem realizado junto à enorme rede de movimentos sociais e populares que a integram em defesa de uma escola pública de qualidade para todos os brasileiros. Parabéns, Daniel e um viva à Campanha. Sua atuação mostrou que com mobilização social e muito diálogo foi possível fazer um PNE Pra Valer. E agora vamos fazer o PNE sair do papel. À luta, Campanha!” José Marcelino Rezende Pinto (Presidente da Fineduca - Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação)

“Ficamos felizes que o Prêmio Darcy Ribeiro compartilha da nossa crença de que o financiamento adequado para a Educação é um grande passo para o acesso dos alunos a um ensino de qualidade.” Lucila Ricci (Gerente de projetos do Instituto Natura)

“Daniel é daquelas pessoas que enchem a gente de orgulho. Com muita maestria atua na luta e na defesa dos direitos humanos e da educação. Daniel tem uma força de mobilização e articulação que poucos têm. Como disse Darcy Ribeiro: ‘Só há duas opções nessa vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca’. Daniel não se resigna.” Malu Costa Pedro (Integrante da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)

“O Unicef se congratula com a Câmara dos Deputados, na oportunidade da premiação a Daniel Cara, reconhecendo sua liderança e sua militância para que a infância e a adolescência no Brasil possam ter um Plano Nacional de Educação que reafirme os direitos de aprender de todos e de cada brasileiro e brasileira.” Marcelo Mazzoli (Chefe do Programa de Educação e Parcerias do Unicef no Brasil)

"É o merecido reconhecimento pela articulação política realizada por Daniel Cara e pela rede da Campanha, que qualificou as discussões no Congresso e contribuiu para que o PNE tenha o potencial de ser o grande norteador das políticas educacionais do país". Maria Alice Setubal (Presidente do conselho do Cenpec)

"O reconhecimento com o Premio Darcy Ribeiro materializa o trabalho de excelência feito por Daniel Cara, a frente da Campanha Nacional pelo Direito a Educação, em representacão da sociedade civil brasileira na luta pela garantia do direito humano a educação. O trabalho de Daniel merece destaque nas esferas nacional, com o trabalho em rede durante a tramitacao do PNE, e internacional, com ativa participacao no Fórum Mundial de Educação em Incheon, Coreia do Sul". Maria Rebeca Otero Gomes (Coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil)

"Daniel, muitas vezes os Prêmios são entregues e não sabemos as razões! Parabéns, pois no teu caso a Premiação acertou em cheio, você é merecedor." Maurício Fernandes Pereira (Professor da UFSC, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina)

"Nossa admiração pelo trabalho de Daniel Cara e de todos na Campanha. Prêmio mais do que merecido." Natacha Costa (Associação Cidade Escola Aprendiz)

"Enquanto amiga e secretária executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, apraz-me congratulá-lo mais uma vez pelo Prêmio Darcy Ribeiro 2015. Nesta oportunidade, desejo que este prêmio seja um novo combustível para que continue na luta pelo direito à educação." Nilce Rosa da Costa (Secretária Executiva do Consed)

“O Prêmio Darcy Ribeiro 2015 expressa o acerto da Comissão de Educação da Câmera dos Deputados do Congresso Nacional, ao reconhecer a contribuição destacada de Daniel Cara na defesa e promoção da educação brasileira. A frente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel tem atuado, com muita habilidade e sensibilidade, como articulador técnico e político, conseguindo que a participação da sociedade civil seja respeitada pela qualidade de suas contribuições na formulação e aprimoramento das políticas públicas de Educação no Brasil. Parabéns Daniel, parabéns Campanha, parabéns a todos que lutam pelos direitos da educação brasileira.” Patrícia Monteiro Lacerda (Gerente Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A)

“Hoje, é dia de festa para a Família Campanha Nacional pela Educação, pois a premiação do Daniel é o reconhecimento ao trabalho de um homem sério, competente e honesto. Na verdade, ele é "o Cara". Assim, queremos celebrar juntos, mesmo de longe, este líder que a Educação Brasileira tem. Daniel continue sua luta, pois reconhecemos em você nossa luta cotidiana como Educadores. O abraço carinhoso dos Educadores de Cuiabá e Mato Grosso”. Regina Lúcia Borges Araújo (Presidente da CEB/CEE/MT, Presidente CME/Cuiabá e Coordenadora Estadual UNCME/MT)

“Todos ficamos muito felizes por Daniel Cara ter recebido o Prêmio Darcy Ribeiro, reconhecimento de sua valiosa e incansável atuação em defesa da educação pública brasileira de qualidade para todos.” Ricardo Henriques (Superintendente executivo do Instituto Unibanco)

"O Daniel é a voz de milhões que acreditam que educação pode transformar nosso país e, na luta por melhores condições para a educação através do PNE e dos 10% do PIB para a educação, foi um árduo defensor para a aprovação. O prêmio é o reconhecimento desta luta e também um combustível para que ela não cesse." Rossieli Soares da Silva (Secretário de Estado de Educação do Amazonas)

“Em nome do MIEIB, parabenizamos a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, na figura de nosso amigo e militante Daniel Cara, a conquista do Prêmio Darcy Ribeiro. Para o Mieib, a oportunidade dada pela Campanha de engajamento, formação e militância na luta pela educação pública de qualidade para as crianças de nosso país é essencial. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em sua luta histórica, articula atores sociais com ampla capilaridade no reconhecimento do direito à educação. O reconhecimento desse trabalho é motivo de alegria, em tempos sombrios. Assim, como membros da Campanha, o fato do Daniel receber da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados o prêmio Darcy Ribeiro é motivo de orgulho. Demonstra para nossa comunidade educacional que estamos no caminho e que será necessário mais união e incidência na luta pelos nossos direitos, especialmente o direito à educação pública de qualidade socialmente referenciada. Juntos somos mais fortes! #Vai Campanha! #ParabénsDaniel!”. Sumika Soares de Freitas Hernandez (Representante do Mieib no Comitê Diretivo da Campanha)

"Considereramos o prêmio um grande reconhecimento à toda a luta que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação vem fazendo em defesa da educação pública, especialmente na tramitação no PNE, enquanto força aglutinadora de diferentes setores da sociedade que defendem a educação pública de qualidade, trazendo à pauta elementos importantes como o CAQi e a educação de jovens e adultos. É também um reconhecimento especial à figura do Daniel que, com sua dedicação, tem conduzido muito bem este debate." Tiago Mangini (Representante do MST no Comitê Diretivo da Campanha)

“Daniel Cara é um grande lutador da educação pública. Sempre esteve ao lado dos direitos humanos e da diversidade, principalmente no combate à discriminação e na defesa da igualdade de gênero na educação. É um grande merecedor do Prêmio Darcy Ribeiro.” Toni Reis (Membro Titular do Fórum Nacional de Educação e Secretário de Educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT)

"Merecida homenagem que o Prêmio Darcy Ribeiro presta ao Daniel Cara, que coordenou com competência, habilidade, persistência e sentido de equipe o movimento, o debate, as pressões, as argumentações no processo de elaboração e aprovação do PNE 2014-2024." Vital Didonet (Assessor da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar - OMEP, foi coordenador de educação pré-escolar no Ministério da Educação e Consultor Legislativo na Câmara dos Deputados)