Região sisaleira da Bahia adere à iniciativa “Fora da Escola não Pode!”

Prefeituras de 21 municípios se comprometeram a unir esforços intersetoriais no enfrentamento à exclusão escolar

Ao som da orquestra dos jovens que integram o projeto Santo Antônio de Música, 21 municípios da região sisaleira da Bahia no semiárido nordestino, literalmente vestiram a camisa e aderiram oficialmente à iniciativa “Fora da Escola não Pode! Cada criança e adolescente tem o direito de aprender”, desenvolvida pelo Unicef em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

O ato solene de adesão, organizado pelo pólo Sisal da Undime-BA e pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), foi realizado na manhã da sexta-feira, 6 de dezembro, no município de Conceição do Coité na Bahia. Na ocasião, prefeitos, dirigentes municipais de educação e representantes dos 21 municípios assinaram simbolicamente o banner da iniciativa como forma de selar o compromisso intersetorial contra a exclusão escolar e promoção de educação pública de qualidade naquela região. No período da tarde, o município de Serrinha/BA promoveu um evento de adesão municipal à iniciativa com a participação de mais de 300 pessoas.

No dia anterior às cerimônias de adesão já era possível sentir o clima do evento nas cidades da região com os outdoors que foram colocados na estrada, além dos carros de som que ecoavam a mensagem “Fora da Escola não Pode”! Cada criança e adolescente tem o direito de aprender”. A iniciativa de promover essa mobilização regional em uma área com alta incidência de exclusão escolar e também afetada pelo trabalho infantil foi da secretária municipal de Serrinha e presidente da Undime BA, Gelcivânia Mota. Ela ressaltou que ficou sensibilizada com os dados de exclusão escolar apresentados no XIV Fórum Nacional da Undime, realizado em Mata de São João/BA em maio deste ano, e decidiu mobilizar todos os prefeitos e dirigentes municipais de educação do pólo Sisal da Undime-BA, primeira região do país a formalizar a adesão a essa iniciativa de enfrentamento da exclusão escolar. “Foi emocionante ver aquele ato com as cadeiras vazias e as plaquinhas com nomes de alunos que poderiam estar sentados nelas, mas que hoje estão fora da escola. Fiquei extremamente tocada e decidi unir esforços aqui na região”, afirmou a secretária ao lembrar de atividade de sensibilização para o enfrentamento à exclusão escolar realizada durante o fórum da Undime.

O evento de adesão da região sisaleira foi realizado na Câmara de Vereadores do munícipio Conceição do Coité, com a presença de mais de 200 pessoas. Na ocasião, os participantes receberam os materiais da iniciativa “Fora da Escola não Pode!” e também da iniciativa “De Olho nos Planos”, desenvolvida pela Ação Educativa em parceria com vários parceiros e apoio do Unicef, distribuídos em estande montado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A importância da intersetorialidade para o enfrentamento da exclusão escolar destacada nos discursos foi refletida na plateia que contou com a presença de diferentes departamentos do poder público, sociedade civil, movimento sindical e profissionais da educação.

Os anfitriões de Conceição do Coité, o prefeito Francisco de Assis e a secretária municipal de educação Perpétua Sampaio, explicaram ao público presente a importância do chamamento de todos para a realização de ações concretas para o enfrentamento à exclusão escolar, destacando o problema vivido na região com os chamados “paredão”, festas em que adolescentes e jovens consomem bebidas alcóolicas, além de ficarem expostos ao tráfico de drogas. Durante o evento, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresentou um retrato da exclusão escolar no Brasil e as principais barreiras que impedem o acesso das meninas e meninos ao direito à educação pública de qualidade no país. Ao final do evento, vários secretários municipais de educação presentes procuraram a equipe da Campanha Nacional pelo Direito à Educação para realizarem os atos solenes de adesão em suas cidades.

Evento de adesão municipal: Serrinha-BA

No período da tarde, o município de Serrinha/BA também organizou grande evento para a formalizar a adesão municipal à iniciativa “Fora da Escola não Pode!”. O anfitrião da cidade, o prefeito Osni Cardoso, também presidente do Consisal, ressaltou a importância do engajamento de todos para a inclusão de todas as crianças e adolescentes na escola. Por isso, a mesa do evento foi bastante ampla e plural, com a presença de líderes religiosos, presidentes dos Conselhos Municipal de Educação, do Fundeb, dos Direitos da Criança e do Adolescente, o bispo da cidade, vereadores e os secretários das pastas de educação e desenvolvimento social.

Na ocasião, Gelcivânia Mota, presidente da Undime-BA e Secretária Municipal de Educação de Serrinha-BA, destacou as principais frentes de atuação para o enfrentamento à exclusão escolar que serão desenvolvidas em seu município a partir de agora: mutirão da matrícula “Fora da Escola não Pode!” de porta-em-porta para incluir as crianças que estão fora; formação e valorização dos professores; discussão sobre estratégias para a permanência nas jornadas pedagógicas com os docentes e equipes das escolas; fortalecimento dos conselhos escolares; fortalecimento da educação no campo para evitar o deslocamento dos alunos para as áreas urbanas; envolvimento das famílias e trabalho contra o racismo com inclusão das crianças negras e pobres. Mais de 300 representantes da sociedade civil, incluindo movimentos do campo e da juventude, participaram do evento.

Saiba mais: http://pnepravaler.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Release-Fora-da-Escola-n%C3%A3o-Pode_04_12_2013-1.pdf