Blog Educação: 11ª Semana de Ação Mundial pela Educação dá ênfase à valorização do professor

A 11ª edição da Semana de Ação Mundial – SAM pela Educação já deu início às suas ações, realizadas até o dia 28 de abril, em mais de 300 municípios brasileiros. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em to

A 11ª edição da Semana de Ação Mundial – SAM pela Educação já deu início às suas ações, realizadas até o dia 28 de abril, em mais de 300 municípios brasileiros. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em todo o País. Desde 2003, o evento é promovido para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos, daOrganização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas –  Unesco.

SAM, organizada em cem países, aborda, na edição deste ano, os temas comuns aos desafios enfrentados em todo o mundo para alcançar uma educação pública de qualidade. Para tanto, é promovido um debate em escala mundial, coordenado pelaCampanha Global pela Educação. No Brasil, as ações acontecem sob coordenação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

Campanha Nacional desenvolveu materiais com o tema “Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado! Ter bons educadores e educadoras é direito da sociedade e dever do Estado”, levantando dados e subsídios sobre a precariedade das condições de trabalho, sobre os desafios para a formação inicial e continuada de docentes, sobre as iniquidades na implantação do piso salarial nacional e sobre plano de carreira. “Escolhemos tratar o tema da valorização dos profissionais de educação com foco no professor, porque acreditamos que, no Brasil, o debate sobre o assunto ainda não se aproxima da realidade das escolas públicas”, explicou a coordenadora executiva da iniciativa Iracema Nascimento.

Com base nesses materiais, associações de bairro, sindicatos, secretarias municipais de Educação, creches, escolas, universidades, fóruns, conselhos escolares e ONGs promoverão audiências públicas, aulas abertas, seminários e atos lúdicos envolvendo suas respectivas comunidades no debate. “Nós procuramos estimular essas organizações a realizar atividades autônomas que discutam o tema proposto pela campanha”, disse Nascimento.

Debate

Dados do Censo Escolar 2011 mostram que, na educação básica, não só cresceu o número de docentes, como aumentou a proporção de professores com formação superior. O Brasil possui hoje 2.039.261 professores, um aumento de 15.513 profissionais nos últimos dois anos. Desse total, 22% trabalham em duas ou mais escolas. “Embora indiquem crescimento necessário da população dos professores, estes dados reforçam a preocupação com a formação e as condições de trabalho da categoria”, afirmou a coordenadora.

Segundo Nascimento, o professor ainda não é visto como um profissional. “Algumas pesquisas tratam o professor como culpado pela baixa qualidade da Educação ou como herói. O professor não vem sendo tratado como um profissional que precisa de conhecimentos específicos para exercer a nobre tarefa de ensinar crianças e adolescentes”, declarou.

Para dar ensejo ao debate, a coordenadora listou três pontos fundamentais de valorização do profissional de Educação. “Queremos promover a discussão levando em conta três itens: a formação inicial e continuada do professor, as suas condições de trabalho e o salário e plano de carreira”, explicou. Com isso, a Campanha busca não só ampliar o debate, mas também qualificá-lo.  “Queremos acabar com as ideias pré-concebidas sobre a profissão, aproximando o debate da realidade das escolas públicas”, completou.

Por Luana Costa