Campanhas pelo Direito à Educação do Cone Sul reúnem-se nesta quarta, 23

Campanhas que lutam pelo direito à educação na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai discutem principais conquistas e desafios para a educação nos países da região.

A Campanha Brasileira pelo Direito à Educação participa nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/01), em Santiago do Chile, de reunião organizada pela Clade (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação), para discutir as principais conquistas e desafios para a educação nos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai).

Representam a Campanha Brasileira ne reunião Mariete Félix, integrante do Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil), uma das organizações membro do comitê diretivo da Campanha e Fabiana Vezzali, assessora de projetos.

Na sexta-feira (25/01), a Campanha Brasileira participa, ainda, de seminário internacional sobre a privatização da educação e estratégias de defesa da educação pública realizadas pela sociedade civil organizada.

O seminário integra a programação da Cúpula dos Povos da América Latina, Caribe e Europa - “Pela justiça social, solidariedade internacional e soberania dos povos”, que acontece entre os dias 25, 26 e 27 de janeiro, como alternativa e contraponto à Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia (UE).

A reunião oficial da CELAC será realizada também em Santiago, entre 26 e 28 de janeiro, onde os governos discutirão sobre investimentos a partir do tema "Aliança para o Desenvolvimento Sustentável: Promovendo Investimentos de Qualidade Social e Ambiental”.

Segundo convocatória dos movimentos sociais, o objetivo da Cúpula dos Povos é fazer com que os governos ouçam as demandas e propostas dos povos mobilizados contra as políticas neoliberais "para que suas lutas e resistências para as políticas injustas que são impostas, encontrem um espaço para a articulação e construção de alternativas”.

Entre os eixos temáticos que nortearão os debates da Cúpula dos Povos estão participação cidadã, modelo de sociedade desejada, reivindicações dos povos originários, direitos humanos, integração, investimentos e comércio, democratização das comunicações, entre outros.

Veja aqui a convocatória para a Cúpula dos Povos