Perfil da Campanha no Facebook chega a 5 mil amigos e se transforma em página

Muito mais do que um perfil no Facebook, o espaço que a Campanha ocupa dentro desta rede social pode assemelhar-se a uma grande ágora digital, onde pessoas de diversos cantos do Brasil e também de outros países compartilham suas opiniões e críticas, gerando um debate plural acerca da educação. Professores, especialistas em educação, sindicalistas, estudantes, mães e pais de alunos e demais interessados na área comentam, curtem e compartilham, diariamente, as postagens da Campanha, sejam elas réplicas de matérias da mídia nacional, eventos de instituições ligadas ao setor ou as próprias atividades de incidência da rede da Campanha.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação entrou no Facebook no dia 27 de maio de 2010 e, desde então, passou a divulgar suas atividades e demais materiais na rede. Com dados visualizados em sua linha do tempo, percebe-se o aumento gradativo da interação das pessoas cadastradas.
Com média de 30 amigos nos primeiros meses, em novembro de 2010, o número de solicitações de amizade já chegava a 88. Ainda em 2010, foi alcançado o patamar de 314 amigos. Mas isso foi só o começo de um perfil que, dali em diante, passaria a ter mais e assíduos amigos e grande interação destes com a causa educacional.
2011: crescimento e interatividade – Logo no começo de 2011, o perfil já estava “bombando”. Diversas pessoas passaram a marcar a Campanha em suas fotos (ferramenta utilizada para indicar que uma pessoa/instituição está em uma foto), o que a fez alcançar mais 58 amigos.
Em abril, as ações da Semana de Ação Mundial 2011 causaram grande movimentação na rede, que, naquele mês, teve a adição de 182 amigos. A partir de maio, quando a Campanha intensificou sua atuação na tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE), os comentários e opções de curtir começaram a crescer diariamente.
Em junho, foi criado um evento intitulado “Apoio às emendas do PNE pra Valer!”. Só naquele mês, mais de 200 pessoas se juntaram à rede. Do meio do ano em diante, as adições foram se intensificando a cada mês, o que está muito relacionado às atividades desempenhadas pela Campanha sobre o PNE. A Nota Técnica por 10% do PIB – Em agosto, com a divulgação da Nota Técnica “Por que 7% do PIB para a Educação é pouco? Cálculo dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade” e as diversas matérias sobre o assunto na mídia nacional, chegou-se a um pico de 518 solicitações de amizade.
Em setembro, com novos recursos de visualização no Facebook, pode-se notar quão compartilhadas são as publicações da Campanha. Enquanto isso, o número de amigos continuou subindo.
Em outubro de 2011, em Brasília, aconteceu a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, realizada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), em Brasília, reivindicando 10% do PIB em educação.
A Campanha utilizou muito as redes sociais para divulgar a coleta de assinaturas dos cartões pelos 10% do PIB, que a CNTE apresentaria ao Ministério da Educação no dia da passeata. A Campanha levou 10 mil cartões para a Marcha, muitos obtidos por meio da articulação nas redes sociais.
Novembro e dezembro foram os meses de maior atuação da Campanha tanto no Facebook quanto no Twitter. O Tuitaço #CAdêPNE, idealizado pelo movimento “PNE pra Valer!” mobilizou grande parte da rede da Campanha, que, ao todo, enviou mais de 10 mil tuítes para os deputados da Comissão Especial do PNE e da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
2012: De perfil para página – Começando 2012 a todo vapor, diversas publicações da Campanha foram amplamente compartilhadas pela rede. É visível que os amigos da Campanha no Facebook utilizam o perfil como fonte de informação sobre educação. Em janeiro, foi atingido o limite de 5 mil amigos em perfil, mas as novas solicitações de amizade não pararam de chegar, acumulando mais de mil pedidos. Hoje, quarta-feira (18/4), a Campanha anuncia que seu perfil será transformado em uma página. Todos os que são amigos poderão continuar “comentando, curtindo e compartilhando” as postagens da Campanha. Quem ainda não conhece a página, basta clicar aqui. Aproveite para responder à enquete e dar sua opinião sobre a mudança.
Outras páginas mantidas pela Campanha – Além de sua página oficial, a Campanha mantém outras duas páginas no Facebook. Uma delas é a do movimento “PNE pra Valer!” e a segunda é a do Programa de Cooperação Sul-Sul com Países Lusófonos (PCSS-Lusófonos), projeto coordenado pela Campanha em parceria com a Open Society, que tem como objetivo fortalecer a incidência da sociedade civil pelo direito à educação em países africanos de língua portuguesa.
Clique aqui para curtir a página do movimento PNE pra Valer! Clique aqui para curtir a página do PCSS-Lusófonos