Acervo

Manual da Semana de Ação Mundial 2015 - vamos tirar as metas do papel!

Agora é o momento de toda a sociedade brasileira conhecer o PNE de ponta a ponta para poder participar ativamente e qualificadamente no processo de monitoramento e implementação da lei.

Também chegou a hora de tod@s brasileir@s receberem informações atualizadas das discussões globais da chamada agenda pós-2015, pois este é um ano muito importante no cenário mundial, que marca o encerramento do prazo para o cumprimento de importantes metas internacionais, como a Agenda Educação Para Todos (EPT -2000) e dos Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento da ONU (2000). A Campanha Nacional pelo Direito à Educação foi representante da sociedade civil brasileira no Fórum Mundial de Educação, realizado na Coreia do Sul entre 19 e 22 de maio – momento em que o mundo se reuniu para as discussões críticas sobre as novas metas. 

Encerramos esta introdução tomando emprestado o tema de uma importante iniciativa que vocês conhecerão nas próximas páginas: “Fique de olho! De Olho nos Planos!”. Um dos principais objetivos da SAM 2015 é promover a discussão qualificada e um envolvimento de um maior número de pessoas na participação da elaboração e revisão dos Planos Municipais e Estaduais de Educação. Só assim o PNE conseguirá sair do papel.

E por fim, pedimos atenção especial e engajamento nas discussões sobre financiamento da educação com luz à meta 20 do PNE: o CAQi – Custo Aluno-Qualidade inicial e Custo Aluno-Qualidade. Concebido pela rede da Campanha desde 2002, agora é lei, e a sua implementação nos estados e municípios é fundamental para a garantia dos padrões mínimos para a oferta de uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade.