Acervo

ESCUTA SOBRE QUALIDADE: COM A VOZ, OS ESTUDANTES

Campanha Nacional pelo Direito à Educação promove seminário sobre qualidade na educação pública com secundaristas em ocupação. 13 estudantes dos movimentos de ocupações das escolas de CE, ES, GO, RJ, RS, SP, a convite da Campanha, participaram do Seminário “O lugar e a voz da escola nas discussões sobre qualidade da educação no cenário atual” e puderam levar suas reivindicações ao Congresso Nacional (Senado e Câmara).

Qual escola?
Durante dois dias, a rede da Campanha ouviu os estudantes sobre por qual escola e por qual qualidade (infraestrutura, currículo, gestão e participação) lutam, sobre o que de novo emergiu durante as ocupações dentro e fora das escolas, além de refletir sobre o lugar e a voz da escola no contexto de implementação do PNE Lei 13.005/14. A violência policial e a luta contra privatização e pela igualdade de gênero foram pontos de destaque da exposição dos estudantes.

Construção colaborativa
A Campanha, por meio de uma abordagem da educomunicação, convidou os estudantes a contribuírem de forma participativa não só na elaboração da metodologia do seminário, mas também para a finalização deste relatório. Após o evento, foi realizado um hangout (reunião virtual) para a discussão do que aqui seria destacado e sobre o que foi mais marcante neste processo de escuta para alguns dos estudantes. Esta atividade foi uma iniciativa realizada a fim de valorizar as experiências individuais de luta dos estudantes convidados, não representando a voz de todo o movimento – grandioso, diverso e plural em todo o Brasil. Este documento será base fundamental para os próximos passos de luta da Campanha. Toda discussão sobre currículo, gestão e avaliação será pautada pela voz dos estudantes.